domingo, 19 de maio de 2024

Descubra as diferenças: xuxa Temido vs. libertino Figueiredo


Primeiro a xuxa Temido...
«Marta Temido contra o fecho das fronteiras na UE como solução para imigrações

A cabeça de lista do PS às europeias afirmou hoje que não defende a construção de infraestruturas para fechar as fronteiras da União Europeia como solução para os problemas das
imigrações, “mas há quem o faça”.

“Temos que ser claros e sérios naquilo que propomos. Não somos nós que dizemos que a construção de infraestruturas para fechar as fronteiras da UE são a solução para o problema das
imigrações. Mas há quem o diga. Há quem diga que a única diferença entre a AD e o PPE é que uns entendem que essas fronteiras devem ser construídas com dinheiro europeu e outros não”, afirmou Marta Temido.

“Todos querem lá por as fronteiras, todos querem lá por os muros, todos querem lá por as portas. Nós também não temos das
imigrações uma ideia irrealista. Nós temos é um compromisso prático, pragmático, com aquilo que é uma visão humanista das imigrações” sintetizou. Marta Temido entende que há lugar e necessidade de Portugal ser um país de acolhimento, mas defende que deve ser feito “com qualidade e com acesso a tudo aquilo que são os direitos que existem ao nível do nosso Estado social”.»

 

Agora o libertino Figueiredo...

«Cotrim contra “fechar a Europa como fortaleza” à imigração

O cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal (IL) ao Parlamento Europeu manifestou-se hoje contra “fechar a Europa como fortaleza”, apesar de considerar que o problema imigratório deve ser tratado e não ser um “tema exclusivo da extrema-direita”.

“Temos obviamente que tratar o problema dos fluxos migratórios. Nós não ignoramos os problemas e temos que os enfrentar e não deixar esse tema exclusivo para a extrema-direita. Mas fechar a Europa como Fortaleza é o oposto do que a Iniciativa Liberal defende”, disse à agência Lusa João Cotrim Figueiredo, durante uma acção de pré-campanha junto à praia de Carcavelos, Cascais.

O candidato da IL às eleições europeias de 9 de Junho foi questionado sobre as declarações do presidente do Chega, André Ventura, numa convenção do partido espanhol Vox, de extrema-direita, em Madrid, em que pediu uma União Europeia com “fronteiras fortes” e sem “entrada massiva de imigrantes islâmicos e muçulmanos” e disse estar convencido de que será o próximo primeiro-ministro de Portugal

“Queremos fronteiras fortes em Portugal, em Espanha e na Europa toda. Porque a Europa é nossa”, disse Ventura na convenção que reúne hoje na capital espanhola dirigentes da direita radical europeia e americana, na pré-campanha das eleições para o Parlamento Europeu.

João Cotrim Figueiredo sustentou que esta visão é “totalmente oposta” àquela que a IL entende que deve ser o espaço europeu.

“A nossa leitura é simples e, não é só a nossa, é a do povo português, que quando mostra o seu apreço pela Europa diz que gosta da Europa. Sempre foi um espaço de paz, liberdade, democracia e prosperidade e tem-no feito porque se integrou, porque gerou estas quatro liberdades de circulação de pessoas, de bens, de serviços, de capitais que têm trazido prosperidade”, precisou o candidato da IL.»

 

Resumindo e concluindo: em matéria de imigração, a única coisa que parece separar a xuxa Temido do libertino Figueiredo é o facto de o libertino Figueiredo não ter mencionado os "direitos que existem ao nível do nosso Estado Social". Em tudo o resto, os dois parecem estar de acordo, os dois entendem que o desejável é continuar a atafulhar a Europa com pessoas vindas de todos os cantos do resto do mundo.

Sem comentários: