Imaginem carradas de brasileiros e outros 'cê-pê-éle-pês' a ensinar história, português, matemática e economia... vai ser "giro", ó, se vai!
«O ministro da Educação, Fernando Alexandre, apresentou o plano do Governo para resolver o problema da falta de professores.
(...) promete ainda "reconhecer as qualificações de imigrantes diplomados que eram professores nos países de origem para poderem dar aulas em Portugal".»
Imaginem milhares de pessoas como a Joaquina (ex do Livra) e o Mamaki Pá a dar aulas aos vossos filhos! É este o "futuro" maravilhoso que o (des)Governo da 'Ai Dói' nos está a preparar!
17 comentários:
Eu nao consigo perceber como todos os governos da Europa e especialmente Portugal dão tiros nos pés atrás de tiros nos pés.
Já agora viste a noticia da Santa Casa dever dinheiro ao PCC?
Ja ha muito tempo me parecia que o dinheiro da droga estava a mandar em Portugal. Lembro-me que o João Loureiro teve naquele aviao que tinha nao sei quantos kilos de droga e viajava do Brasil para Portugal.
Um dos adjuntos do Costa era um dos vice presidentes do banco na Guine Bissao, curiosamente um dos principais paises envolvidos no trafico de droga.
Ou seja, existe uma enorme promiscuidade nestes pontos. E o PSD deve ter gajos parecidos, nao tao maus quanto o PS.
Para mim é muito facil perceber que as democracias vao todas descambar em regimes autoritarios. É preciso que haja uma população muito mas muito informada, informação coerente e integra e bom senso. Nada disso existe hoje em dia, é uma questão de tempo.
«Eu nao consigo perceber como todos os governos da Europa e especialmente Portugal dão tiros nos pés atrás de tiros nos pés.»
Achas mesmo que são tiros nos pés? Eu acho que estão apenas a cumprir o plano de que foram incumbidos, acabar com os europeus.
«Já agora viste a noticia da Santa Casa dever dinheiro ao PCC?»
Tinha acabado de ver quando li o teu comentário! 😅 É incrível, o PS é mesmo um partido de mafiosos!
« o PSD deve ter gajos parecidos, nao tao maus quanto o PS.»
Não tão maus? Olha que eu não poria a minha mão no fogo...
«as democracias vao todas descambar em regimes autoritarios.»
A questão é saber para que lado. O que se passa nos EUA, no Canadá, na Alemanha e noutros indica que vão ser autoritários a favor dos globalistas.
«É preciso que haja uma população muito mas muito informada, informação coerente e integra e bom senso.»
Mais do que isso, é preciso que haja uma população com vontade de se informar. Não me parece que venhamos a ter isso num futuro próximo, ou mesmo a médio prazo...
"A questão é saber para que lado. O que se passa nos EUA, no Canadá, na Alemanha e noutros indica que vão ser autoritários a favor dos globalistas."
Tendo a concordar, incluindo a Russia, que agora deu um visto qualquer aos africanos para simplificar a ida deles para a Russia.
"Mais do que isso, é preciso que haja uma população com vontade de se informar. Não me parece que venhamos a ter isso num futuro próximo, ou mesmo a médio prazo..."
Ou mesmo a longo prazo.
Eu nao acredito na democracia. Vejo ate nas gajas que ja me envolvi, completamente facil de manipular, os gajos um bocadinho menos mas nao têm a visao a longo prazo que eu e tu sempre tivemos.
«Vejo ate nas gajas que ja me envolvi, completamente facil de manipular»
Concordo. As mulheres, pela minha experiência, têm uma tendência muito maior para seguir as tendências da moda e do poder dominante do que homens.
«não têm a visao a longo prazo que eu e tu sempre tivemos.»
Isso deixa-me bastante preocupado, sobretudo porque noto isso mesmo entre pessoas que considero inteligentes. De uma forma geral, as pessoas pensam apenas a 5-10 anos de distância, quando tanto. Só que a vida deve ser planeada a pelo menos uma geração de distância (25-30 anos), idealmente a duas (50-60 anos).
Um bom pai, por exemplo, deve pensar no país que vai deixar aos seus filhos. Infelizmente, a maioria dos pais fica-se apenas pelas considerações económicas, quando tanto, não pensa nas consequências civilizacionais das suas opções.
Custa-me a enteder isto, porque os europeus não chegaram aqui vivendo apenas para o presente, ou para o futuro próximo. Nas últimas décadas, muita coisa mudou na nossa forma de estar e de encarar a vida...
"Custa-me a enteder isto, porque os europeus não chegaram aqui vivendo apenas para o presente, ou para o futuro próximo. Nas últimas décadas, muita coisa mudou na nossa forma de estar e de encarar a vida..."
A mim nao, a vida real o que conta é mesmo o curto prazo de 5-10 anos, promoções, namoradas etc... é tudo nesse timeframe, mais do que isso a maioria das pessoas evita pensar. Tendo em concordar que em ambientes de capitalismo onde tens que garantir que no curto prazo ganhas, pensar assim é bom, mas no longo prazo obvio que é mau.
«Tendo em concordar que em ambientes de capitalismo onde tens que garantir que no curto prazo ganhas»
Pelo contrário, é nos países capitalistas que se amealham as maiores fortunas porque as pessoas podem dar-se ao luxo de colocar uma parte do seu dinheiro a render em investimentos. Nos países subdesenvolvidos e nos regimes de inspiração marxista poucos podem fazer isso.
"Concordo. As mulheres, pela minha experiência, têm uma tendência muito maior para seguir as tendências da moda e do poder dominante do que homens."
O Carlos Dias fala hoje sobre isso, tatuagens e afins. Confirmo.
"Pelo contrário, é nos países capitalistas que se amealham as maiores fortunas porque as pessoas podem dar-se ao luxo de colocar uma parte do seu dinheiro a render em investimentos. Nos países subdesenvolvidos e nos regimes de inspiração marxista poucos podem fazer isso."
Ou seja, vais de encontro ao que eu disse, que em paises capitalistas existe uma necessidade de prever a curto-medio prazo, grandes fortunas, e a muito longo prazo nao, importar o 3 mundo so para o hotel funcionar por exemplo.
«em paises capitalistas existe uma necessidade de prever a curto-medio prazo, grandes fortunas»
Exceptuando alguns casos excepcionais, as grandes fortunas não se fazem a curto/médio prazo. A maioria dos muito ricos levou décadas e nalguns casos até gerações inteiras a enriquecer.
«a muito longo prazo nao»
A muito longo prazo, sim. Um negócio, para ser economicamente sustentável, tem de ser pensado para ser detido a vida toda e, se possível, deixado às gerações futuras. Bem sei que muitos "empresários" não fazem isso, mas também é por isso que vão à falência. Quando pensas em gajos como o Bill Gates, o Warren Buffet e o Elon Musk, não vês projectos a curto prazo. É tudo a longo prazo.
«importar o 3 mundo so para o hotel funcionar por exemplo.»
Não há nenhum país ou sistema que não faça isso. Até em Cuba e na Coreia do Norte fazem isso. A questão aqui vai muito para além do capitalismo, é sobretudo uma questão de permitir a exploração de mão-de-obra barata, algo que se verifica um pouco por todo o mundo. Basta ver que os países onde ainda há escravatura, praticamente nenhum deles é ocidental.
"Exceptuando alguns casos excepcionais, as grandes fortunas não se fazem a curto/médio prazo. A maioria dos muito ricos levou décadas e nalguns casos até gerações inteiras a enriquecer."
Discordo deste ponto. Grande parte das boa familias fizram-se em 1, 2 decadas maximo. Das novas, nao das antigas. Alguns exemplos, Miguel Milhao, Belmiro Azevedo...
" Basta ver que os países onde ainda há escravatura, praticamente nenhum deles é ocidental."
Sim, incluido republica dominicana que importam haitianos em massa para trabalhar nas obras, é conhecido.
«Alguns exemplos, Miguel Milhao, Belmiro Azevedo...»
O Belmiro de Azevedo casou com uma mulher rica e usou o capital acumulado pela família dela ao longo de várias gerações para consturir o império da Sonae. O Miguel Milhão é uma excepção, não é a regra... e ele não consta nem sequer na lista dos 10 mais ricos de Portugal.
«Grande parte das boa familias fizram-se em 1, 2 decadas maximo.»
Não é verdade. Se pegares na lista dos 500 mais ricos do mundo, quase todos demoraram várias décadas a ficar ricos e muitos herdaram grande parte das suas fortunas.
E digo-te mais: muito cuidado com aqueles que enriquecem rapidamente, porque raramente têm saberdoria e experiência para manter o seu dinheiro. Basta ver o que aconteceu à Farfetch do José Neves.
Eu falo de numeros tipo so um digito até dezenas de milhoes de networth, tenho conhecimentos de historias que se fizeram assim e é 1 a 2 décadas tipicamente. Nos States é menos porque ha mais liquidez, mais dinheiro a voar de um lado para o outro.
Conheço quem, apesar de ter sido ajudad inicialmente pela familia, transformou negocios de milhares em milhoes, apesar de potencialmente maroscas pelo meio apesar de nao conseguir confirmar isso.
"Não é verdade. Se pegares na lista dos 500 mais ricos do mundo, quase todos demoraram várias décadas a ficar ricos e muitos herdaram grande parte das suas fortunas."
Sim mas uma grande fortuna pode ser 10 milhoes. Mas sim, concordo que fazer mais que 1 bilião de networth demorará várias décadas.
"Basta ver o que aconteceu à Farfetch do José Neves."
Toda a gente sabia que isso ia rebentar. Era conhecido que aquele modelo nao funcionava. Bons negocios dao lucro agora, nao prometem no futuro. A propria tesla ja viu a sua empresa desvalorizada e bem, especialmente com o dumping de preço de eletricos promovido pelas empresas com recursos estatais chinesas.
Depois tens o mitico "Quem não rouba, nem herda, nunca sairá da merda..."
E posso te dizer que os que conheço que tao bem de vida andaram por ambas as permissas. Fora isso só se fores um geniozinho em comparação com o restos das pessoas e correres riscos brutais.
«Bons negocios dao lucro agora, nao prometem no futuro.»
Isto é exactmamente o oposto de tudo aquilo que os grandes investidores como o Warren Buffet e o Peter Lynch dizem. Os negócios devem ser para a vida toda. O Buffet comprou a Geico nos anos 1960 e ela nunca deixou de facturar. Enriquecer rapidamente costuma acabar mal.
Mas pronto, se é nisso que acreditas, força nisso. Eu vou fazer exactamente o contrário.
Sim, mas o Buffet é um investidor a longo prazo que investe em negocios tradicionais, coisas que cada um de nos precisa para o dia a dia ou simplesmente usa. Isso é o portfolio do gajo, por acaso tenho a biografia dele aqui mas nunca comecei a ler. Identifico-me muito mais com o Steve Jobs, aliás, lembro-me de ter chegado á faculdade no dia em que ele morreu e nao se falava de outra coisa.
Mas sim, acho que um gajo como o Buffet nao se vai meter numa startup de crypto ou de ecommerce, quer negocios tradicionais que ja tenham capturado uma fatia do mercado.
Nisso concordo, mas ha muitas maneiras de chegar aqueles valores, a google nao demorou muito ate chegar aos 10 bilioes de capitalização bolsista.
Não é só o Buffet: quase todos os investidores de grande sucesso tendem a utilizar uma abordagem conservadora, mesmo quando investem em empresas tecnológicas. Convém lembrar que a esmagadora maioria das pessoas que investe em bolsa perde dinheiro. Não é por acaso, a maioria quer enriquecer rapidamente e esse é o caminho mais rápido para a bancarrota.
«Identifico-me muito mais com o Steve Jobs»
A Apple demorou décadas a chegar onde está. E o Jobs nunca chegou nem perto do nível de riqueza do Buffet. Quando morreu, o Job teria cerca de 10,2 mil milhões de dólares de património líquido (net worth). O Buffet tem 133,5 mil milhões, fora o valor da Berkshire Hathaway, o conglomerado que criou e fez crescer ao longo de 60 anos.
Mais: o Buffet previu a bolha das tecnológicas de 2000, enquanto o Jobs, tal como a generalidade dos "gurus" das tecnologias, se riram dele. Na CNBC chegaram a dizer que o Buffet estava demente.
«Mas sim, acho que um gajo como o Buffet nao se vai meter numa startup de crypto ou de ecommerce, quer negocios tradicionais que ja tenham capturado uma fatia do mercado.»
Tens razão no primeiro ponto, o Buffet diz que as cryptos não têm valor intrínseco. Mas não tens razão e relação aos "negócios que tenham captado uma fatia do mercado", porque isso nem sempre se verifica. O Buffet procura negócios com o maior potencial de crescimento possível, mesmo quando são praticamente desconhecidos. Aliás, a abordagem dele é sobejamente conhecida: ser um negócio cujo funcionamento ele entende bem, ter bons cash flows num passado recente, ter margem de crescimento/expansão, ter uma boa administração e ter pouca dívida.
«a google nao demorou muito ate chegar aos 10 bilioes de capitalização bolsista.
Lá está, a Google é uma das excepções, não é a regra. Tirou partido de ser pioneira na internet e de ter adquirido uma posição dominante muito rapidamente (um pouco como a Microsoft). Mas basta lembrar quantas empresas do mesmo género faliram e ficaram pelo caminho a seguir ao crash das tecnológicas para ver quão facilmente a coisa poderia ter descambado.
Aliás, só para veres, anda para aí uma loucura do caraças em torno da Inteligência Artificial e eu ando a preparar-me para apostar contra as empresas como a NVIDIA, que considero estar grotescamente sobrevalorizada. Quando eu digo “ando a preparar-me” não quero dizer que o vou fazer já, posso demorar uns meses. Mas assim que acção começar a cair sustentadamente, vai ser certinho. As semelhanças com o que aconteceu em 2000 são demasiado claras, desta vez não vou ficar simplesmente a ver. 😜
" Inteligência Artificial e eu ando a preparar-me para apostar contra as empresas como a NVIDIA, que considero estar grotescamente sobrevalorizada"
Concordo parcialmente, veremos como acontece.
A verdade é que o boom da NVIDIA nao se deu com a AI mas sim com a mineração de cripto. Fora que atualmente com a necessidade de cada vez mais ferramentas visuais principalemente em carros e com necessidade de processamento maior eles dominam o mercado das GPUs.
Eu tenho a certeza que facilmente podem perder mercado especialmente se os outros paises começarem a investir aqui, agora, será que perdem? É dificil dizer, o normal é continuarem a crescer, a valorização bolsista não é tão grande quanto isso, nao analiso os fundamentais da empresa mas penso que ainda terá espaço para crescer.
Por fim dizer que acho que a maioria das empresas de AI, nao sei se em bolsa ou nao, irá falhar, so uma minoria se irá aguentar.
«nao analiso os fundamentais da empresa mas penso que ainda terá espaço para crescer.»
A longo prazo (vários anos ou décadas), talvez. Mas, neste momento, a NVDIA está a cotar a uma rácio P/E de 76,49. É insustentável, mesmo que ainda demore uns meses a ceder.
«Por fim dizer que acho que a maioria das empresas de AI, nao sei se em bolsa ou nao, irá falhar, so uma minoria se irá aguentar.»
Concordo, foi isso que aconteceu às tecnológicas na sequência do crash de 2000. Há muito gente a comprar acções dessas empresas só porque estão a subir, embora muitas delas tenham cash flows negativos... isso costuma a acabar mal.
"Concordo, foi isso que aconteceu às tecnológicas na sequência do crash de 2000. Há muito gente a comprar acções dessas empresas só porque estão a subir, embora muitas delas tenham cash flows negativos... isso costuma a acabar mal."
A Farfetch é um exemplo disso.
Enviar um comentário