terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Fiz o "Votómetro" do Observador da direitinha para a 2ª volta das Presidenciais de 2026


      Como já vai sendo habitual, o Observador da direitinha presenteou-nos com um novo Votómetro para a 2ª volta das eleições presidenciais. Os resultados não correram tão bem como noutras ocasiões. Desta vez o "votómetro" diz que sou menos conservador do que o André Ventura, o que é impossível de ser verdade. Por exemplo, o André é muito menos rígido em questões como o aborto e o casamento guei do que eu. Infelizmente, os resultados do  "votómetro" são função das perguntas colocadas e as perguntas, desta vez, deixam bastante a desejar...
 

 (clicar na imagem para aumentar o seu tamanho)
 
 
 
 (clicar na imagem para aumentar o seu tamanho)
 

Por uma questão de transparência - e também para que os leitores do TU percebam melhor a minha forma de pensar - vou reproduzir aqui todas as respostas que dei ao Observador. Nalguns casos, incluí entre parêntesis o porquê da minha resposta.

 

"1. A Constituição deve ser revista de forma substancial durante o mandato do próximo Presidente da República."
Concordo totalmente.

"2. A intervenção dos Estados Unidos na Venezuela foi uma forma legítima de retirar um ditador do poder."
Tendo a concordar (aqueles que invocam o "direito internacional" não são capazes de apontar alternativas; se dependesse deles, o Maduro ainda lá estava).

"3. O Estado deve criar novos mecanismos, mais apertados, de fiscalização da atribuição de subsídios sociais"
Concordo totalmente.

"4. Os pactos promovidos pelo Presidente da República, nomeadamente na saúde, são um bom instrumento para reformar o país"
Tendo a discordar (os problemas da saúde decorrem da má gestão; ora, a má gestão não se vai resolver com pactos, ela só se vai resolver com reformas estruturais profundas).

"5. Portugal deve enviar tropas para a Ucrânia em missão de manutenção de paz quando houver um cessar-fogo ou um acordo de paz"
Neutro (a pergunta está mal formulada: um cessar-fogo e um acordo de paz são duas situações completamente distintas; eu só aceitaria enviar tropas no segundo caso, nunca no primeiro; sou por isso obrigado a responder "neutro").

"6. A isenção de impostos para os jovens na compra da habitação é positiva e deve ser mantida"
Tendo a concordar.

"7. O Estado deve garantir os meios para que todos os cidadãos tenham acesso a cuidados de saúde, independentemente do prestador de serviços (público, privado ou social)"
Concordo totalmente.
"8. O uso de drogas leves para fins recreativos deve ser legalizado"
Neutro (se, por um lado, o uso de drogas é sempre indesejável, por outro lado, a ilegalidade das drogas leves alimenta o crime organizado, que é muitas vezes de origem imigrante).

"9. O Presidente deve vetar uma lei que legalize a eutanásia"
Concordo totalmente.

"10. Portugal deve continuar a trajetória de descida do IRC para promover o crescimento económico"
Concordo totalmente.
"11. A interrupção voluntária da gravidez deve ser alargada até às 14 semanas"
Discordo totalmente (Portugal precisa urgentemente de mais bebés portugueses para evitar a vinda de mais bebés do terceiro mundo).

"12. A maioria do capital da TAP deve ser do Estado""
Neutro (porque depende do estado em que a TAP se encontrar no momento da privatização).

"13. Os poderes do Presidente da República devem ser reforçados"
Tendo a discordar (ter os poderes de dissolver a AR e de vetar os diplomas aprovados pelo Parlamento já é mau quanto baste).

"14. Devemos aumentar os incentivos aos planos privados de reforma para assegurar a sustentabilidade da segurança social"
Tendo a concordar.
"15. Em Portugal, os criminosos mais violentos devem ser punidos com maior severidade"
Concordo totalmente.
"16. A decisão da NATO de aumentar as despesas em defesa dos Estados-membros para 5% é justificável à luz do actual contexto internacional"
Concordo totalmente.
"17. O Presidente deve opor-se aos esforços do governo na liberalização das leis laborais"
Tendo a discordar (embora isso dependa do tipo de "esforços" em causa).
"18. O Presidente da República deve recusar encontrar-se com chefes de Estado com mandado do Tribunal Penal Internacional (por exemplo Putin ou Netanyahu)"
Tendo a discordar.
"19. O aumento do número de imigrantes em Portugal é necessário e positivo"
Discordo totalmente (nem necessário, nem positivo).
"20. A integração europeia deve ser ainda mais aprofundada"
Discordo totalmente (a UE já tem demasiado poder sobre os estados-membros).

 

Em relação aos ponderadores, eu escolhi dar mais peso (+) às questões 1, 10, 11, 15, 19 e 20. Dei menos peso (–) à questão 8 e mantive as restantes neutras (=). 

Esclareço que votaria no Doutor André Ventura qualquer que fosse o resultado deste "votómetro": a minha prioridade principal é o combate à imigração e só mesmo o Doutor André Ventura é que promete alguma coisa nesse capítulo.

 __________________
Outros "votómetros":
 

Fiz o "Votómetro" do Observador da direitinha para as Autárquicas de 2025 (Porto)
Fiz o "Votómetro" do Observador da direitinha para as Legislativas de 2025
Fiz o "votómetro" do Observador para as Europeias de 2024
Votómetro do Observador da direitinha para as Eleições Presidencias de 2024 (EUA)
Votómetros do Observador da direitinha para as eleições Presidenciais do Brasil 2022
Votómetro do Observador (Legislativas 2022): os meus resultados

3 comentários:

Osarsif disse...

Escreveste: «o "votómetro" diz que sou menos conservador do que o André Ventura, o que é impossível de ser verdade. Por exemplo, o André é muito menos rígido em questões como o aborto [...] do que eu».

Talvez a razão dos resultados estranhos seja a tua resposta à questão 11:

«"11. A interrupção voluntária da gravidez deve ser alargada até às 14 semanas"
Tendo a concordr (Portugal precisa urgentemente de mais bebés portugueses para evitar a vinda de mais bebés do terceiro mundo).»

O resultado foi ainda agravado porque: «Em relação aos ponderadores, eu escolhi dar mais peso (+) às questões [...] 11».

Ou seja, disseste ao teste que és A FAVOR do aborto até às 14 semanas (e que esta questão é muito importante para ti), daí que o teste te coloque como menos conservador do que o Ventura e 32% de acordo com o Seguro. Se der para alterares a resposta à questão 11 para "Discordo Totalmente", acho que os resultados seriam diferentes (menos % de acordo com Seguro, maior % de acordo com Ventura, e posicionamento do ponto "Você" mais perto do Ventura no sistema de eixos).

Afonso de Portugal disse...

Bem apanhado, sim senhor! Muito obrigado, caro Osarsif!

Como é evidente, eu sou totalmente CONTRA o aborto até às 14 semanas. Agora, eu não sei se me enganei a preencher o "votómetro" ou se me enganei a transcrever os resultados para aqui.

Vou refazer o teste e já te digo.

Afonso de Portugal disse...

Repeti o teste e deu exactamente o mesmo (90% Ventura e 32% Seguro), pelo que foi quase de certeza um erro ao escrever a resposta aqui no blogue.

A seguir, mudei a resposta das drogas leves para "discordo totalmente" e ponderador neutro (=), mas mesmo assim só deu 91% Ventura e 32% Seguro e o quadradinho que diz "você" na "bússola" continua bem acima do Ventura. Que raio de percentagens são estas que, adicionadas, dão mais de 100%? 🤷‍♂️

Resumindo e concluindo, o problema parece estar mesmo no teste em si...