sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Os açorianos deram menos de 10% ao Chega nas últimas eleições regionais...


...agora, o PS e o PS2 vão recompensá-los devidamente, trazendo mais imigrantes!

 

«A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou esta sexta-feira [16-Jan-2026] uma proposta do PS para agilizar os apoios concedidos pela Região à entrada de novos imigrantes, a pensar, sobretudo, no combate à falta de mão de obra no arquipélago.

“O PS propõe uma abordagem responsável, equilibrada e humanista à imigração, defendendo que a integração, a formação e a regularização de cidadãos estrangeiros, são essenciais para o desenvolvimento económico e social da Região”, justificou a deputada Marlene Damião, durante a apresentação da proposta no plenário do parlamento açoriano, na Horta. 

Os socialistas recordam que o número de estrangeiros residentes nos Açores aumentou cerca de 73% nos últimos dez anos, ultrapassando os oito mil residentes, maioritariamente em idade activa e já integrados no mercado de trabalho.

 (...)

A proponente explicou que a medida “não tem qualquer carácter ideológico”, mas José Pacheco, líder parlamentar do Chega, não tem a mesma opinião, e sugere outras soluções para combater a falta de mão de obra que existe nos Açores. 

“Nós pagamos a formação, até se possível, no país de origem!”, disse o deputado do Chega, questionando se “aqueles fulanos que estão no café, que não trabalham e vivem de subsídios, não deviam ser os primeiros da fila?”. 

Mas António Lima, deputado único do Bloco de Esquerda, entende que é preciso receber melhor os imigrantes que chegam aos Açores, para evitar comportamentos indesejados, como a “segregação, a desconfiança e a xenofobia”: “os açorianos sabem bem que sair da sua terra, sair da sua ilha, e ir para outro país, com uma cultura e a uma língua diferente, não é fácil”.  

A proposta do PS foi aprovada por todos os partidos com assento parlamentar, à excepção do Chega, que votou contra

 

Pois é, cada povo tem o que merece... e, em democracia, o que os povos merecem é aquilo em que votam.

Sem comentários: