terça-feira, 6 de agosto de 2024

Mais uma prova inequívoca de que PS = PSD (7)



18 comentários:

Durius disse...

Já agora, estive aqui para mim a pensar, hoje em dia temos montes de meios de informacao e todos comunicamos com todos, mas antigamente não era assim, era muito dificil as pessoas falarem com muitas outras pessoas e ainda mais dificil essa informação passar de pessoa para pessoa, ano para ano.

Com isto dito, é impressionante como os (((eleitos))) têm a fama que têm, não pode mesmo ser coincidência, e se agoraé o que é imagina na altura, porque se fores a ver uma boa parte da historia europeia é dedicada a "eles".

Paulo Neves disse...

Olá! Caríssimo Afonso, como tens passado? Espero que estejas bem! Logo voltarei a frequentar o blogue mais a miúdo!

Saudações para ti e para os teus,

Um grande abraço!

Tutorial Básico de Política disse...

EMAIL.

Tutorial Básico de Política disse...

Olá Afonso,
É só para informar que a partir de agora se quiseres contactar comigo já sabes como.
Vou acabar de uma vez por todas com tudo da net.
E não quero dizer mais por esta via.
Grande abraço e até sempre. Fica bem!

Durius disse...

Tas off?

Afonso de Portugal disse...

Ainda hoje estava a ler esta notícia e pensei logo: "este Reich tem pinta de nariz"!

https://www.yahoo.com/news/ex-labor-secretary-robert-reich-134508997.html

Fui à Wikipédia e confirmei. Ao fim de alguns anos, começamos a topá-los a todos. Eu bem queria negar a as evidências, mas o padrão é sempre o mesmo.

Afonso de Portugal disse...

Estou bem, caríssimo Paulo, obrigado. Apenas desinteressado destas coisas dos blogues e das redes sociais. Já perdi demasiado tempo com isto e o retorno foi pouquíssimo. Ultimamente, só penso em ganhar dinheiro.

Afonso de Portugal disse...

Já vi e já respondi! 👍

Afonso de Portugal disse...

Lamento ouvir, mas compreendo. Eu próprio ando francamente desanimado com o nacionalismo português. É melhor deixarmos isto para os mais novos...

Grande abraço!

Afonso de Portugal disse...

Tenho estado. Ando muito desiludido com o nacionalismo português. Desde o Chega que adora brasileiros e palops, passando pelo Ergue-te que não quer referendos à imigração e acabando na Reconquista que só conseguiu 30 gatos pingados na sua manifestação pela remigração, sem mencionar figuras como o cidadão NB e outros que tais... enfim, acho que já perdi demasiado tempo com isto.

Tenho de fazer é dinheiro. Quero fazer é dinheiro. Não quero perder mais tempo com o buraco negro das redes sociais. Isto é cada vez mais uma perda de tempo, por muita simpatia e gratidão que eu tenha para com aqueles que me seguiram ao longo dos anos.

Durius disse...

"Ando muito desiludido com o nacionalismo português. Desde o Chega que adora brasileiros e palops, passando pelo Ergue-te que não quer referendos à imigração e acabando na Reconquista que só conseguiu 30 gatos pingados na sua manifestação pela remigração, sem mencionar figuras como o cidadão NB e outros que tais... enfim, acho que já perdi demasiado tempo com isto."

Sim é normal, tendo em conta que neste momento estamos a perder o sentimento é esse.

Mas ao mesmo tempo parece-me a mim que o nacionalismo está a começar a entrar nas pessoas "normais", ja nao é algo de uma ou duas pessoas.

O lider da Uniao naquele programa que te mandei do cidadao disse exatamente o porque disso, sugiro que ouças.

Eu pessoalmente sou contra este tipo de marchas e de manifestações, por vários motivos, aliás, até me faz pensar que são oposicao controlada como diz o cidadao, cada vez mais penso nele como alguem que até tem alguma sabedoria. Ele desconfia de tudo, é isso que deveriamos fazer.

O cidadao NB até é fixe mas o gajo bate mal em muitas coisas. O gajo diz que o Gonçalo Sousa nao é etnicamente portugues nem muitos da reconquista, claramente ele gostaria de tar a ter o protagonismo que eles têm.

Quanto a fazer dinheiro acho bem, é o jogo "deles", mas sao "eles" que ditam as regras, por agora, por isso temos que jogar.

Ja agora, avizinha-se uma senhora Recessão, e eu topo pela falta de trabalho.

Afonso de Portugal disse...

«Sim é normal, tendo em conta que neste momento estamos a perder o sentimento é esse.»

Mas o meu problema não é esse, eu sempre soube que isto ia ser difícil… o que eu não esperava é que fosse difícil não pelos nossos inimigos, mas pela estupidez insuportável da “nossa” militância.


«Mas ao mesmo tempo parece-me a mim que o nacionalismo está a começar a entrar nas pessoas "normais", já não é algo de uma ou duas pessoas.»

Tem havido um crescimento inequívoco do movimento, traduzido em votos nos partidos nacionalistas. Mas ainda há muita gente a dormir e, eu desconfio, só acordará quando a desgraça lhe bater à porta.


«Ele desconfia de tudo, é isso que deveríamos fazer.»

Desconfiar é uma atitude saudável. A questão é que ele chegou a participar em várias manifestações do Ergue-te (na altura, PNR) e a incentivar a adesão dos nacionalistas ao Escudo Identitário. Ou seja, ele já fez parte dos tais “grupos de oposição controlada”. Parece-me que agora está contra a Reconquista porque o Afonso Gonçalves não quis nada com ele, não tanto por desconfiar do movimento. Aliás, tenho sérias dificuldades em acreditar que o Afonso e, sobretudo, o Gazur, sejam oposição controlada. Parecem-me demasiado maçaricos para tanto.


«O cidadao NB até é fixe mas o gajo bate mal em muitas coisas.»

Pá, eu aqui não posso concordar contigo. As coisas que ele já disse sobre o Dias, sobre o Gonçalo Sousa, sobre o Miguel Macedo, sobre o Rui Fonseca e Castro e até sobre o André Ventura são inaceitáveis. Uma coisa é discordarmos, outra coisa é insultarmos violentamente e difamarmos. Ele não foi corrido do PNR por acaso. Embora, é claro, ele diga sempre que foi ele que se veio embora…


«claramente ele gostaria de tar a ter o protagonismo que eles têm.»

Evidentemente. E a inveja é um sentimento que eu não aprecio em ninguém. Já tenho experiência de vida suficiente para saber que os invejosos só destroem, nunca constroem.


«Quanto a fazer dinheiro acho bem, é o jogo "deles", mas sao "eles" que ditam as regras, por agora, por isso temos que jogar.»

Não houve nenhuma altura na história da humanidade em que os donos do mundo não tivessem dinheiro. Aliás, é por isso que eu não gosto da diabolização dos ricos – coisa que não sou. O nacionalismo, para chegar a bom porto, tem que ter dinheiro. MUITO dinheiro. Aquela conversa do “pobre, mas feliz” nunca me convenceu. E muitos daqueles que mais apregoam a treta do “dinheiro não traz a felicidade” são aqueles que mais fazem por ganhar dinheiro, como o cretino do Ricardo Robles do Bloco de Esterco… ou o PCP que anda sempre a falar contra o capitalismo mas depois é o partido com mais património imobiliário de todos.


«Ja agora, avizinha-se uma senhora Recessão, e eu topo pela falta de trabalho.»

Sim, o PIB no último trimestre (segundo de 2024) já só cresceu 0,1% em relação ao trimestre anterior. É muito mau sinal, sobretudo porque o desemprego nos EUA também está a crescer. E já se sabe: «quando a economia norte-americana espirra, as economias europeias apanham uma gripe!»

Durius disse...

"Sim, o PIB no último trimestre (segundo de 2024) já só cresceu 0,1% em relação ao trimestre anterior. É muito mau sinal, sobretudo porque o desemprego nos EUA também está a crescer. E já se sabe: «quando a economia norte-americana espirra, as economias europeias apanham uma gripe!»"

Sim mas desta vez será pior, não tens ideia o quanto eu tenho andado a acompanhar tudo isto.

Vou-te falar de alguns pontos:

1 - O mercado de casas nos USA está a baixar fortemente, @MichaelBordenaro, o gajo é agente imobiliario e fala diariamente sobre isto. As pessoas tão sem dinheiro para comprar casa e ele diz muitas vezes que nao faz sentido a politica economica que a Reserva Federal está a seguir. Pois eu ai discordo, acho que tudo ta a correr como planeado. Por exemplo, tens uma coisa que é na Florida os condominios pequenos que nao conseguem pagar o assessment, que sao obras de renovacao, estao basicamente obrigados a ser vendidos pelos donos a preços baixos. Quem os está a comprar são subsidiarias da blackrock com morada fiscal em varios sitios diferentes.

Claro que a IA e aumento de imigracao e falta de emprego nos USA esta a ajudar, mas o objetivo é que a blackrock que é uma entidade que controla o governo de varias formas e uma ferramenta "deles" está a comprar tudo. "You will own nothing and be happy".

Portanto esta crise está a ser feita de forma artificial com as principais empresas como Apple etc... a participarem (ha pouco tiveram essas todas com o Xi Xinping num jantar) para fazerem layoffs massivos e assim entupir o mercado de trabalho. Muitas tao a fazer offshore para a India etc..

Tudo para diminuir o poder de compra do americano comum e para poderem comprar eles a casa.

2 - O principal motor da economia europeia, industria automovel, esta perto de ser completamente destruido. A Europa esta desesperadamente a colocar taxas enormes de importacao da China mas nao vai fazer diferenca. As marcas alemas ja nao vao poder vender uma carroca de metal a 60000 euros que desvaloriza logo metade quando sai do stand. Um gajo que eu sigo fala sobre muito disto, chamase electric viking.

Tudo isto diz-me que invariavelmente as coisas vao ser absolutamente horriveis daqui a uns meses e tudo vai cair a pique, e nao nos vamos conseguir levantar, a nao ser que alguem tenha coragem de ir contra "eles".

Isto parece-me claramente que esta tudo a ser engendrado por "eles".

Durius disse...

"Afonso e, sobretudo, o Gazur, sejam oposição controlada. Parecem-me demasiado maçaricos para tanto."

Penso o mesmo apesar de o nome do Gazur se o procurares na net diz que tem uma "certa" origem.

"As coisas que ele já disse sobre o Dias, sobre o Gonçalo Sousa, sobre o Miguel Macedo, sobre o Rui Fonseca e Castro e até sobre o André Ventura são inaceitáveis. Uma coisa é discordarmos, outra coisa é insultarmos violentamente e difamarmos."

Concordo, porem acho que todos esses, talvez com excepção do Gonçalo, são muito manhosos. Acho o Rui Fonseca e Castro o mais manhoso de eles todos para ser sincero.

"Não houve nenhuma altura na história da humanidade em que os donos do mundo não tivessem dinheiro. Aliás, é por isso que eu não gosto da diabolização dos ricos – coisa que não sou. O nacionalismo, para chegar a bom porto, tem que ter dinheiro. MUITO dinheiro. Aquela conversa do “pobre, mas feliz” nunca me convenceu. E muitos daqueles que mais apregoam a treta do “dinheiro não traz a felicidade” são aqueles que mais fazem por ganhar dinheiro, como o cretino do Ricardo Robles do Bloco de Esterco… ou o PCP que anda sempre a falar contra o capitalismo mas depois é o partido com mais património imobiliário de todos."

Sim mas para o resto da humanidade o dinheiro representa o esforço e recompensa do trabalho, representa a producao de bens ou serviços, para "eles" é um instrumento de poder que funciona por si.

Afonso de Portugal disse...

«o nome do Gazur se o procurares na net diz que tem uma "certa" origem.»

Por acaso não sabia, pensei que fosse de origem árabe. Agora já desconfio dele um bocadinho! 😅


«Acho o Rui Fonseca e Castro o mais manhoso de eles todos para ser sincero.»

Hum? Porquê?


«Sim mas para o resto da humanidade o dinheiro representa o esforço e recompensa do trabalho, representa a producao de bens ou serviços, para "eles" é um instrumento de poder que funciona por si.»

Não é só para eles… infelizmente, há muitos dos nosso que também pensam assim. É por isso que temos tantos traidores. Durão Barroso, Angela Merkel, Justin Trudeau, George W. Bush, David Cameron, Keirs Starmer, Joe Biden…


«O mercado de casas nos USA está a baixar fortemente»

Hum? Como assim? As vendas de novas casas têm aumentado:

https://fred.stlouisfed.org/series/HSN1F
https://fred.stlouisfed.org/series/NHSDPT


«Tudo para diminuir o poder de compra do americano comum e para poderem comprar eles a casa.»

Ah, então o argumento dele é que as casas estão a ser compradas por instituições em vez das famílias, é isso? E ele apresenta provas disso ou é só conversa?


«Tudo isto diz-me que invariavelmente as coisas vão ser absolutamente horríveis daqui a uns meses e tudo vai cair a pique, e não nos vamos conseguir levantar, a não ser que alguém tenha coragem de ir contra "eles".»

Meu caro, não leves a mal, mas há pelo menos 20 anos que eu oiço ou leio previsões como essa. Há seis anos até publiquei este gráfico no meu blogue de Bolsa (que já não actualizo) sobre isso:

https://afonsonabolsa.blogspot.com/2018/08/gurusde-wall-street-gente-perigosa-que.html

Para ser muito sincero, não acredito numa catástrofe dessas. Pode haver uma grande recessão? É claro. Pode haver um novo crash dos mercados? É claro. Pode haver uma nove crise financeira à escala mundial. É óbvio que sim….

Mas uma destruição da ordem de grandeza que prevês acabaria com o modelo de negócio das blackroques e das vanguardes. Acabaria com a sua galinha dos ovos de ouro. A ideia deles é criar ciclos de subida e descida, i.e. períodos relativamente curtos de destruição (1-3 anos), para depois comprarem novamente tudo a preços de saldo e “cavalgarem” o bull market seguinte. Eles não querem destruir tudo completamente, porque aí correriam o risco de não voltar a recuperar tão cedo.

É evidente que a parte da indústria automóvel europeia é preocupante, mas a Europa já está estagnada há muitas décadas, em termos de crescimento económico (comparativamente aos EUA). Bem podemos agradecer aos chanceleres Schroeder, Merkel e Scholz por terem deslocado grande parte dessa indústria para a China. Agora toda a Europa pagará o preço, tal como temos andado a pagar o preço de a Merkel ter decidido encher tudo de “refugiados”.

A única coisa que a mim me preocupa, muito sinceramente, é a evolução da demografia europeia e norte-americana. Sem o nosso brilhantismo civilizacional, poderá mesmo acontecer uma nova idade das trevas. Mas acho que ainda estamos a algumas décadas de distância desse cenário. Não sei, vamos ver…

Durius disse...

"Hum? Porquê?"

Porque eles estava a tratar dos processos de nacionalidade "deles" quando a lei começou, e de repente ja é todo de direita e aprecia o pintor austriaco...humm.....

"Hum? Como assim? As vendas de novas casas têm aumentado:

https://fred.stlouisfed.org/series/HSN1F
https://fred.stlouisfed.org/series/NHSDPT"

Os graficos sao manhosos ahahaha, mas tu consegues ver isto noutros indicadores, o que te me enviaste é provavelmente um indicador ciclico que tem que ver com a oferta e procura normal de uma determinada data, mas na realidade outros indicadores que o Bordenaro fala nos videos sao mais indicativos, o cancelamento de emprestimos para compra de casa aumentou bastante, e em várias zonas grande parte das casas estao ser comrpadas (quando o são) a um preço mais baixo que a anterior compra e passam mais tempo no mercado.



"Ah, então o argumento dele é que as casas estão a ser compradas por instituições em vez das famílias, é isso? E ele apresenta provas disso ou é só conversa?"

Por acaso nem é este que apresenta, é outro que fez algumas destas investigações que eu sigo tambem.
https://www.youtube.com/watch?v=V8shhdBj5iM


"Meu caro, não leves a mal, mas há pelo menos 20 anos que eu oiço ou leio previsões como essa. Há seis anos até publiquei este gráfico no meu blogue de Bolsa (que já não actualizo) sobre isso:"

Compreendo Afonso, mas eu neste momento estou ativo na procura no mercado de trabalho norte americano, canada, e europeu e posso dizer que é o pior mercado que me lembro e ja trabalho faz uma década certinha. E é transverssal a todos os empregos.

So para teres um ideia eu tenho semanas que envio 1000 cvs email a email para trabalhos nao qualificados no Canada. Fora todos os outros, uso linkedin, indeed etc... Se te digo que está mal é porque está MAL.

"Mas uma destruição da ordem de grandeza que prevês acabaria com o modelo de negócio das blackroques e das vanguardes. Acabaria com a sua galinha dos ovos de ouro. A ideia deles é criar ciclos de subida e descida, i.e. períodos relativamente curtos de destruição (1-3 anos), para depois comprarem novamente tudo a preços de saldo e “cavalgarem” o bull market seguinte. Eles não querem destruir tudo completamente, porque aí correriam o risco de não voltar a recuperar tão cedo."

Esta tua teoria tambem faz sentido mas eu acho que ainda nao estás por dentro da situação mesmo no campo. Muitos dos trabalhos que se foram nao voltam e ha muita gente neste momento nestes paises que te disse. Daqui a 6 meses espero vir aqui dar-te razão mas temo que desta vez isto seja mesmo o sintoma da transferencia de capital para o oriente, o tal capital móvel, que "eles" gostam tanto.

"É evidente que a parte da indústria automóvel europeia é preocupante, mas a Europa já está estagnada há muitas décadas, em termos de crescimento económico (comparativamente aos EUA). Bem podemos agradecer aos chanceleres Schroeder, Merkel e Scholz por terem deslocado grande parte dessa indústria para a China. Agora toda a Europa pagará o preço, tal como temos andado a pagar o preço de a Merkel ter decidido encher tudo de “refugiados”."

Exato, mas esse mercado acompanho eu todos os dias e a situação é mais insustentavel do que pensas.

Antes de tudo temos que perceber que o grosso das exportacoes portuguesas, o top 8 por exemplo, a maioria é empresas alemãs ligadas á industria automovel. Mesmo o resto das empresas na Europa estão ligadas á industria automovel.

Se esta industria falha, falha tudo.

É um castelo de cartas a desmoronar que leva tudo com ele.

A Europa vai ter que se curvar perante a China numa jogada penso eu ja estudada e executada pelos USA especialmente com o corte do nordestream, para matarem de vez a Europa e comprarem muita coisa aqui.

Parece-me claro que a jogada é a compra parcelar da Europa tirando-lhe os principais mercados, numa jogada envisionada por "eles".

Os chineses neste momento têm um poder de fabrico que a Europa nem sonha e consegue por carros de qualidade média a elevada aqui por 30k com tarifas incluidas, isto é absolutamente diabólico.

Afonso de Portugal disse...

«Porque eles estava a tratar dos processos de nacionalidade "deles" quando a lei começou, e de repente ja é todo de direita e aprecia o pintor austriaco»

Bem, eu nunca o ouvi dizer bem do pinto austríaco, mas, de facto, a forma como ele tem saltitado de partido em partido é um pouco suspeita. Seja como for, eu não vejo como é que pode ser vantajoso dizer mal do Rui Fonseca e Castro nesta fase do campeonato, sobretudo sem apresentar alternativas viáveis (o NB ainda odeia mais o Ventura). E relembro que o NB chegou a fazer uma live com o RFC, portanto…


«tu consegues ver isto noutros indicadores, o que te me enviaste é provavelmente um indicador ciclico que tem que ver com a oferta e procura normal de uma determinada data»

Se fosse só isso, a curva não subiria de ano para ano. Mas o gráfico mostra uma clara tendência de subida desde o fim da crise financeira de 2007-2008, perturbada apenas por aquele “spike”, pós-Covid. Tratando-se de uma série que de facto, tem oscilações sazonais, há uma clara tendência de subida em termos multianuais.


«o cancelamento de empréstimos para compra de casa aumentou bastante»

Também não é verdade, pelo menos, em termos nacionais:

https://fred.stlouisfed.org/series/DRSFRMACBS


«grande parte das casas estao ser compradas (quando o são) a um preço mais baixo»

Também não é verdade, o preço médio das casas tem-se mantido mais ou menos constante desde 2022:

https://fred.stlouisfed.org/series/ASPUS

No caso da Florida, poderá haver aqui algum fenómeno regional, mas, em termos nacionais, não há (ainda) uma tendência de diminuição dos preços das casas.

Aliás, corrijo, nem mesmo no caso da Florida isso é verdade. Em Julho, os preços das casas tinham crescido 1,2% em termos homólogos (i.e., face a 2023). O número de casas vendido tinha crescido 2,9%:

https://www.redfin.com/state/Florida/housing-market


«Se te digo que está mal é porque está MAL.»

Mas eu conheço pessoas várias que emigraram (com “e”) para o estrangeiro este ano e já estão empregadas. Não conheço o caso do Canadá, mas conheço dois casos na Alemanha e outro na Finlândia…


«Muitos dos trabalhos que se foram nao voltam»

Já se dizia isso no tempo da “bolha das dot com”…

Afonso de Portugal disse...

«Daqui a 6 meses espero vir aqui dar-te razão»

Não é necessariamente daqui a 6 meses… esse horizonte temporal, no mundo financeiro, é já ao virar da esquina. Podemos de facto estar prestes a entrar numa crise como a de 2007. O que eu não acredito é que seja uma crise tão devastadora como estás a sugerir. Nem a de 1929 foi, e foi a pior de todas até hoje.


«Parece-me claro que a jogada é a compra parcelar da Europa tirando-lhe os principais mercados, numa jogada envisionada por "eles".»

Meu caro, a Europa só se pode culpar a si própria. Quantas vezes é que ouvimos os europeus, sobretudo os franceses e alemães, a gabarem-se do Estado Social excessivamente generoso dos seus países e a ridicularizarem os “burros dos americanos” por investirem tanto em armamento “em vez das pessoas”? Achavam o quê, que a América ia cuidar de nós? Não foram os americanos que nos lixaram, foram as nossas lideranças incompetentes, em particular a liderança alemã que continua a ser tão elogiada pela direitinha cá do burgo.


«Os chineses neste momento têm um poder de fabrico que a Europa nem sonha e consegue por carros de qualidade média a elevada aqui por 30k com tarifas incluidas, isto é absolutamente diabólico.»

Com tarifas incluídas? Custa-me a acreditar. Onde visto isso? Seja como for, a quota de mercado deles ainda só andará pelos 3%:

https://www.cjoglobal.com/2023/08/19/chinese-car-brands-presence-in-europe-revealed-by-sales-data/

Não vai ser fácil irem muito além dos 10%, pelo menos, nos próximos anos.

Eu, nestas coisas, sou como o São Tomé. Só acredito quando vejo. Sofrer por antecipação, em questões financeiras, dá sempre asneira, faz-nos perder oportunidades valiosas. Por exemplo, se eu tivesse um euro por cada vez que li ou ouvi que o Buffett estava acabado, estaria milionário. Mas a Berkshire ainda não parou de crescer e só me arrependo do não ter comprado 10x mais acções do que comprei em 2011.

A quantidade de vezes que eu ouvi, ao longo dos anos, que era preferível comprar ouro a investir nos mercados é a mesma coisa. Se eu tivesse comprado ouro em vez de comprar acções e ETF, teria agora apenas cerca de 1/6 do que tenho.

Não acredito em profetas da desgraça, só acredito em números. E os números, para já, ainda não mostram uma recessão, embora mostrem algum risco de haver uma recessão até ao final deste ano. Se a crise vier, estarei preparado. Mas já ouvi esta conversa do apocalipse demasiadas vezes ao longo dos anos para a levar a sério sem provas mais concretas.