Aqui fica mais um excelente exemplo da "liberdade sem precedentes" que o 25 de Abril nos trouxe:
«A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) recebeu três queixas contra os cartazes de campanha de André Ventura, com frases como "Isto não é o Bangladesh" e "Os ciganos têm de cumprir a lei" — que o candidato recusa retirar — e vai participá-las ao Ministério Público. Estas participações juntam-se às apresentadas por oito associações ciganas e anti-racismo. A SOS Racismo preparava, nesta segunda-feira [27-Out-2025], uma queixa-crime.»
Só não concordo que se tenha escrito "Bangladesh" em vez de Bangladeche, que é a forma portuguesa da palavra. Mas está catita, o cartaz, está, sim, senhor! Confrontado com as queixas, o Doutor André Ventura reagiu:
«O candidato a Presidente da República e líder do Chega, André Ventura, recusou, esta terça-feira [28-Out-2025], retirar os cartazes com referências à comunidade cigana e ao Bangladesh, defendendo que está em causa a sua liberdade de expressão."Eu lamento que haja em Portugal um conjunto de associações de pessoas que, sinceramente, estão sempre a dar trabalho à justiça em coisas que não deviam ser da esfera da justiça. Nós vivemos num país livre, devemos saber viver em democracia. Os adversários em democracia não se vencem prendendo-os, ou mandando retirar cartazes, ou mandando retirar a sua palavra, ou calando-os, os adversários em democracia vencem-se com debate, com confronto de ideias", afirmou.
Em declarações aos jornalistas no parlamento, à margem da discussão do Orçamento do Estado, André Ventura considerou que os apelos à retirada dos cartazes constituem "um ataque à liberdade de expressão"."Afinal, os amigos de Abril, os tipos do cravo na mão, do 'liberdade até ao fim', quando não gostam da palavra e da expressão, é prisão, retirada de cartazes, providências cautelares", criticou.
Sobre o apelo do líder do PS à intervenção do Ministério Público para aplicar eventuais sanções por causa dos cartazes, considerando que "estimulam o ódio", André Ventura dramatizou:"Apelou ao Ministério Público, mas para quê? Quer dizer, é para o Ministério Público prender o líder da oposição? Acham que isso é uma boa imagem para o país lá para fora, que o líder da oposição é preso por causa da sua liberdade de expressão?".
"O que nós dizemos é óbvio"
O candidato a Presidente da República recusou que as mensagens que constam nos primeiros cartazes alusivos à sua candidatura - "Isto não é o Bangladesh" e "Os ciganos têm de cumprir a lei" - tenham teor racista.
"Quem promove o racismo em Portugal são aquelas minorias que há anos nós temos que lhes pagar tudo e não fazem nada e obrigam-nos a trabalhar para eles. Isso é que é racismo, pergunte a qualquer comunidade que vive ao pé dessa outra comunidade.", retorquiu.
André Ventura sublinhou que é "representante dos portugueses" e de "mais ninguém"."Nenhuma autoridade externa a este país tem qualquer poder de decisão nem influenciará nenhuma decisão minha nem do partido Chega sobre política. O que nós dizemos é óbvio, isto não é o Bangladesh", afirmou.
O candidato apelou aos seus opositores que escolham a via do debate político, sustentado que a diferença de ideias deriva da democracia.
"Certamente que eu estarei em estúdio com todos os candidatos a Presidente da República e eles poderão dizer se concordam ou não que os ciganos têm de cumprir a lei, eles poderão dizer se concordam ou não que não estamos no Bangladesh. Não é prender, não é atacar. A Justiça tem mais que fazer do que estar a ver cartazes", defendeu, pedindo que não se faça "a Justiça perder tempo e dinheiro com democracia".
Os cartazes da candidatura presidencial de André Ventura, colocados recentemente pelo país, têm sido alvo de várias críticas e oito associações ciganas anunciaram que vão apresentar queixa no Ministério Público e ponderam avançar com uma providência cautelar para que sejam retirados.»
Resumindo e concluindo, "25 de Abril, sempre!"... Liberdade de Expressão, nunca mais!

4 comentários:
Nem sabia que havia essa versao de Bangladesh em Portugues para ser sincero.
No tiktok é so pessoal alogeneo contra o Ventura, especialmente aqueles jovens dos PALOP, que diriam os lusotropicalhas a isto.
Exemplo 1, este jovem ta sempre com a mania que sabe tudo, mas a mascara cai nisto, depois mete-se a dizer que o que acontecia se fizessem isto aos tugas, la fora, lol vinhamos embora claro está:
https://www.tiktok.com/@filhoprofeta/video/7566204457466203424
O nosso amigo a voltar a tentar a sua altivez:
https://www.tiktok.com/@antonio.martins.n0/video/7565975964698545440
Repara na diferenca para esta tuga, que diz o que pensa:
https://www.tiktok.com/@beatrizsvc26/video/7565984821214825760
O Ventura teve magistral com este cartaz, grande golpe publicitario, parece facil ahahaha
E depois falou tambem no complemento para os antigos combatentes, este homem é ouro
Ah ah ah ah que aleijadinho com QI de ameba!!! 😂 “É inveja”, diz ele, “é inveja”! 🤣
Não sei se é verdade que o Bangladeche é o segundo maior exportador de têxteis do mundo, nem estou para ir confirmar. Só sei que esse é o tipo de “argumento” que não interessa nem ao menino Jesus. Desde logo, porque as exportações do Bangladeche só beneficiam o Bangladeche, não beneficiam os portugueses. A menos que o “jovem” esteja a querer argumentar que importar imigrantes do Bangladeche seria importar o pensamento económico dos empreendedores do Bangladeche, o que é simplesmente ridículo.
Ainda mais importante, mesmo que Bangladeche fosse a maior potência económica mundial, isso não justificaria enchermos Portugal de Bangladechianos. Os EUA são a maior potência económica mundial e não é isso que me faz querer que Portugal se encha de norte-americanos.
O “argumento” do microcrédito/Nobel da Paz ainda consegue ser mais estapafúrdio. Então, por haver um gajo que recebe o Nobel da Paz no Bangladeche, já temos de encher Portugal de terceiro-mundistas? Mas que “lógica” é essa?
Depois vem a alfabetização… o “jovem” é tão burro que nem percebe que citar a alfabetização recente dos bangladechianos apenas reforça o atraso que esse país tem em relação a nós e, sobretudo, em relação à Europa.
Nem vale a pena citar os outros “argumentos” do “jovem”, é falácia atrás de falácia. Só não se percebe porque é que “jovem” ainda está aqui em Portugal, em vez de se ter pirado para lá! 🤷♂️
https://www.tiktok.com/@beatrizsvc26/video/7565984821214825760
Esse zuca é muito mais perigoso do que o “jovem”. Desde logo porque até fala bem, algo raro entre os imigrantes. Repara que ele fez uma coisa muito inteligente: ao invés de tomar uma posição clara, ele recorreu às declarações do presidente da câmara de Moita e do Capitão Iglo e só referiu os brasileiros mesmo no fim do vídeo. A ideia dele é, claramente, transmitir a mensagem de que são os próprios portugueses que estão contra o Ventura, e não tanto os imigrantes. Isto reforça a ideia, entre os imigrantes, de que o sistema está do lado deles – uma vez que os próprios portugueses estão do lado deles –, encorajando-os a protestar cada vez mais contra a “xenofobia” e o “racismo”.
«O Ventura teve magistral com este cartaz, grande golpe publicitario, parece facil ahahaha»
Sim, sim, ele sabe muito bem o que está a fazer. Sobretudo porque se nota que ele preparou não apenas a “provocação” dos cartazes, mas também a gestão das reacções aos cartazes.
Concordo na analise ao brasileiro.
Mas é engracado que o jovem autoamticamente percebe que Portugal nao é a verdadeira terra dele e so ta aqui porque nos deixamos, porque mal possamos o gajo volta para de onde veio. A certa altura o gajo diz que o Bangladesh ta melhor que Portugal.... claramente é um ressabiado contra os brancos, a India que tem melhores condicoes que o Bangladesh é um terceiro mundo puro que fará Dhaka. E eu ja viajei muito na India e Nepal, nenhum pais naquela zona se da para sequer se comparar a Portugal ha 100 anos atras que fara agora. Vao ser sempre 3 mundos, é assim a natureza das pessoas que neles habitam, nao vai mudar.
E o jovem contribui para que cada vez mais tugas percebam que os jovens nao sao tugas nem europeus.
«A certa altura o gajo diz que o Bangladesh ta melhor que Portugal...»
LOL, nem mesmo ele acredita nisso! 😂
«claramente é um ressabiado contra os brancos»
O que tem mais piada é ele querer dar uma de intelectual quando todos os seus "argumentos" se desmontam facilmente. No caso dos têxteis, por exemplo, eu esqueci-me de dizer que a Ásia só exporta têxteis porque o pessoal de lá ganha salários de miséria e as empresas europeias e norte-americanas foram quase todas deslocadas para lá. O “jovem” sabe disso perfeitamente, mas prefere focar-se num dado sem interesse nenhum.
«E o jovem contribui para que cada vez mais tugas percebam que os jovens nao sao tugas nem europeus.»
Exacto, eu até nem me importo que estes anormais façam esse tipo de vídeos, porque mostram logo o que realmente são e o que realmente querem. Nunca serão como nós. O melhor que poderão conseguir é destruir-nos através da sua força demográfica. Mas o mundo será pior por isso, muito pior, não melhor.
Enviar um comentário