Comecemos pelo único aspecto positivo desta noite eleitoral desastrosa: o Livra não conseguiu eleger, o Paupério é mesmo Paupérrimo e felizmente não vai para o Parlamento Europeu. O PAN também não conseguiu eleger, o que só pode ser encarado como positivo.
O resto é tudo negativo, ora repare-se:
1. O PS venceu e elegeu 8 deputados europeus. O povo português continua a dar a sua preferência a uma associação de malfeitores.
2. A AD (PSD + CDS) conseguiu manter os deputados que tinha elegido em 2019 (7).
3. O Chega ficou muito aquém das expectativas, mesmo as mais pessimstas.
4. Apesar de ter descido, a extrema-esquerda continua representada no Parlamento Europeu.
5. O Ergue-te conseguiu a muito pouco invejável proeza de ter pouco mais de metade do que tinha tido em 2019, e que já era uma miséria. O efeito Rui Fonseca e Castro foi praticamente nulo e o partido está mais morto do que vivo. Aliás, o ex-juiz ainda teve de engolir o sapinho e de ver o ADN e o Volt ficarem à sua frente.
Comparando estes resultados com os das últimas Legislativas (2024), vemos algo curioso:
No que respeita aos partidos com assento parlamentar, todos perderam votos exceptuando a IL (+38 576 votos). O Chega foi de longe o partido que mais votos perdeu (-783 209 votos).
Moral da história? Em partidos pequenos, o carisma dos candidatos é decisivo. Penso que foi isso que determinou o desfecho desta eleição: Cotrim de Figueiredo é eloquente e persuasivo, Tânger Corrêa é deprimente e dissuasivo.
Há evidentemente outros factores em jogo, mas parece-me que o factor carisma foi o mais decisivo. É só a minha opinião, vale o que vale.
ACTUALIZAÇÃO: a análise destes dois cavalheiros parece-me globalmente acertada.
2 comentários:
Eu acho tambem que ele fez pouca campanha ca para dentro, devia ter falado mais dos pensionistas etc... como a Morte Temido ia fazendo pouco a pouco.
Sim, isso também terá contribuído. Espero sinceramente que o partido faça uma boa reflexão sobre estes resultados.
Mas eles vieram aqui ao Porto por causa do que se passa no Bonfim e mesmo assim não subiram... o clubismo futebolístico é muito complicado.
Enviar um comentário