domingo, 4 de maio de 2025

Fiz o "Votómetro" do Observador da direitinha para as Legislativas de 2025


      Apesar de todos os defeitos que o Votómetro ainda tem, parece-me que tem havido melhorias no algoritmo de ano para ano. Os resultados deste ano espelham bastante bem as minhas preferências políticas, excepto talvez no caso da IL, que me parece demasiado acima no gráfico de barras, mas não tanto na "bússola ideológica".

 

 (clicar na imagem para aumentar o seu tamanho)

Por uma questão de transparência - e também para que os leitores do TU percebam melhor a minha forma de pensar - vou reproduzir aqui todas as respostas que dei ao Observador. Nalguns casos, incluí entre parêntesis o porquê da minha resposta.

 

"1. Na Energia, a REN deve ser nacionalizada"
Discordo totalmente (a REN é das poucas empresas portuguesas de grande dimensão que funciona bem; o "apagão" de 28-Abr não teve nada a ver com a REN).

"2. Portugal deve aumentar substancialmente os gastos em defesa"
Tendo a concordar.

"3. O IRS Jovem é uma medida socialmente justa"
Neutro.

"4. A isenção de IMT é uma boa forma de facilitar o acesso à habitação pelos mais jovens"
Tendo a discordar (porque o verdadeiro problema é a imigração).

"5. O IRC deve ser reduzido"
Tendo a concordar.

"6. Os rendimentos de capital (ex.: bolsa, depósitos bancários, investimento imobiliário) e as grandes fortunas devem pagar mais impostos"
Discordo totalmente (as poupanças das pessoas não devem ser taxadas; meter no mesmo saco as mais-valias da bolsa, os depósitos bancários e o “investimento” imobiliário e as "grandes fortunas" revela bem a demagogia de quem fez este “votómetro”; são rubricas totalmente diferentes).

"7. O aumento do número de imigrantes em Portugal é necessário e positivo"
Discordo totalmente (já temos imigrantes a mais).

"8. Os imigrantes devem assimilar a cultura portuguesa, em especial a língua"
Tendo a concordar (apenas em relação aos imigrantes de origem europeia).
"9. O Estado deve garantir os meios para que todos os cidadãos tenham acesso a cuidados de saúde, independentemente do prestador de serviços (público, privado ou social)"
Tendo a concordar.

"10. O próximo governo deve promover a realização de um referendo à morte medicamente assistida (eutanásia)"
Concordo totalmente.

"11.A interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas (aborto) deve ser permitida"
Discordo totalmente (Portugal precisa urgentemente de mais bebés; quem não quiser criar filhos pode simplesmente dá-los para adopção ou, então, fechar as pernas).

"12. Na próxima década, nenhum pensionista deve receber um valor abaixo do salário mínimo, mesmo que isso implique um enorme esforço financeiro para o Estado"
Tendo a discordar (quem não teve uma carreira contributiva decente, não tendo descontado aquilo que devia, não pode querer ter uma reforma decente; só abro uma excepção para os que ficaram incapacitados em idade activa).

"13. A maioria do capital da TAP deve ser privatizada"
Neutro (porque depende do estado em que a TAP se encontrar no momento da privatização).

"14. O próximo governo deve abrandar o ritmo de redução da dívida para aumentar o investimento público"
Discordo totalmente (porque a dívida pública portuguesa continua num nível extremamente elevado, o que nos deixa vulneráveis em caso de nova crise económica).

"15. Portugal deve apoiar a adesão da Ucrânia à União Europeia"
Tendo a concordar.

"16. A introdução do Euro (moeda única) foi muito positiva para a economia portuguesa"
Tendo a concordar (não pelo Euro em si, mas porque a supervisão de Bruxelas tem evitado que o descalabro das contas públicas portuguesas se torne ainda maior).

"17. A integração europeia deve ser ainda mais aprofundada"
Discordo totalmente (a UE já tem mais poder sobre os estados-membros do que devia).

"18. Em Portugal, os criminosos mais violentos devem ser punidos com maior severidade"
Concordo totalmente (por exemplo, o "jovem" que matou o agente Dinis com 21 tiros de metralhadora está cá fora, livre como um passarinho, quando devia ter ficado preso para sempre).

"19. O uso de drogas leves para fins recreativos deve ser legalizado"
Tendo a discordar (porque a experiência dos EUA com a legalização da marijuana nalguns estados tem-se revelado desastrosa).
 

Em relação aos ponderadores, eu escolhi dar mais peso (+) às questões 6, 7, 11, 17 e 18. Dei menos peso (–) à questão 19 e mantive as restantes neutras (=). 

Uma coisa que me agrada é que, em todos os últimos votómetros que fiz, o meu posicionamento na "bússola ideológica" tem-se mantido mais ou menos constante, o que denota alguma consistência por parte de quem programou o algoritmo.

Infelizmente, continua a haver demasiada ambiguidade nas perguntas. Por exemplo, o que é que se endente por "integração europeia ainda mais aprofundada"? Federalismo? A eleição de um Presidente da Europa?

Enfim, o exercício tem o seu mérito, mas deve ser sempre encarado com espírito crítico...

__________________
Outros "votómetros":


Fiz o "votómetro" do Observador para as Europeias de 2024...
Votómetro do Observador da direitinha para as Eleições Presidencias de 2024 (EUA)
Votómetros do Observador da direitinha para as eleições Presidenciais do Brasil 2022
Votómetro do Observador (Legislativas 2022): os meus resultados

15 comentários:

Durius disse...

Já agora, tens zucas na tua empresa. Na começa a ter muitos, e algumas pessoas que trabalham comigo confidenciam-me que tão fartos de zucas no geral.

Realmente é um povo horrivel. Eu tenho a certeza que la fora praticamente nao ha portugueses a comportarem-se como os zucas aqui. Diria que até os "jovens" se "portam" melhor.

São falsos e problemáticos. Arranjam as maiores desculpas esfarrapadas para nao trabalhar e tao sempre a mentir, chega a ser uma vergonha alheia enorme. Pensar que em poucos anos muitos vao ter a mesma nacionalidade que eu tenho é horroroso.

Afonso de Portugal disse...

Confesso que não percebi o início do teu comentário. A primeira frase é uma pergunta ou uma afirmação? Onde é que “começa a ter muitos”?

Durius disse...

"Na minha começa a ter muitos"

Afonso de Portugal disse...

Sim, na minha há alguns. Para já, ainda não se esticam muito. Mas já se sabe, se o número continuar a aumentar, vão começar a exibir a arrogância característica, bem como as outras coisas que mencionaste.

Uma coisa que se nota é que, tecnicamente, deixam muito a desejar em relação aos portugueses. Mas acham que são os maiores e têm direito a tudo e mais alguma coisa. Felizmente, não tenho de lidar directamente com eles.

Durius disse...

Já agora, vejo muitos anuncios para a republica dominicana e paises africanos/caraibas etc.. de turismo onde aparece uma gaja jovem sozinha rodeada por jovens, parece que já é um tipo de turismo que ganha força no ocidente. Ha pouco tempo tomei conhecimento que este turismo de jovens para cabo verde para estar com os "jovens" é uma realidade.

Não sei se tens algo a dizer sobre este assunto.

Afonso de Portugal disse...

Sim, as inglesas foram "pioneiras" nessas lides, mas o resto das mulheres ocidentais está a apanhar a onda depressa. Ainda me lembro de ver, quando o Gordon Brown mandava no Reino Unido, um anúncio do sistema nacional de saúde britânico (NHS) a recomendar sexo seguro às mulheres que viajavam para África. Isso seria impossível nos dias de hoje.

O que tenho a dizer? O que já disse noutras ocasiões: nem tudo no Islão é estúpido. Cobrir completamente as mulheres como eles fazem é um exagero, mas deixá-las completamente à solta sem consequências como fazemos no Ocidente é laborar na nossa extinção enquanto povo.

Afonso de Portugal disse...

E sobre o "Votómetro", não tens nada a dizer?

Durius disse...

Não sou grande fâ destes votometros mas já que pedes fiz rapido.

AD
70%
CH
70%
PAN
66%
IL
61%
L
45%
PS
42%
BE
34%
CDU
26%

Durius disse...

"O que tenho a dizer? O que já disse noutras ocasiões: nem tudo no Islão é estúpido. Cobrir completamente as mulheres como eles fazem é um exagero, mas deixá-las completamente à solta sem consequências como fazemos no Ocidente é laborar na nossa extinção enquanto povo."

Confirmo tudo e concordo.

Eu até te falei de outra coisa, o que quis dizer foi que os anuncios para destinos africanos estao a ter uma mulher jovem e vários "jovens" á beira. Percebeste? Ou seja, parece que as companhias de viajem ja focam nesse mercado dessa maneira.

Afonso de Portugal disse...

«Não sou grande fâ destes votometros mas já que pedes fiz rapido.»

Até nem ficou muito mal! Excluindo o PAN na terceira posição, o “votómetro” diz que és tendencialmente de Direita! 😉


«parece que as companhias de viajem ja focam nesse mercado dessa maneira.»

Sim, é verdade. Aliás, já há muitos anos, décadas até, que há uma grande quantidade de anúncios publicitários que envolvem mulheres brancas com homens não-brancos. O contrário (homem branco com mulher não-branca) vê-se muito menos.

A primeira vez que reparei nisso foi no aeroporto de Francoforte (Frankfurt), para aí em 2001.

Só que agora as agência de publicidade parecem ter percebido o que tu e eu já percebemos há muito tempo: há um grande conjunto de mulheres europeias que gosta de carne fumada. O Zezé Camarinha, com todos os seus defeitos, dizia já na altura que as inglesas estavam frustradas com a passividade dos homens ingleses e vinham ao Algarve procurar “machos de verdade” como ele! 😅

O problema é que agora nem no Algarve há "machos" desses, pelo que elas têm de ir ainda mais para Sul...

Durius disse...

Que elas queiram os tugas aos ingleses nao me choca, os ingleses sao na sua maioria cornos e sao insuportaveis quando convives com eles durante muito tempo. Para alem de inconstantes e ligeriamente efeminizados e gostam de criancices.

Agora vir á Tuga buscar homens sempre me fez confusao, os tugas nunca foram como os italianos e espanhois que eram agressivos na caça, fruto da nossa educação. Eu proprio sou bem mais ligeiro na minha procura. Os proprios alemaes sao bem mais agressivos na procura. Alias, la fora, era dificil competir com alemaes e australianos por exemplo. Mas as mulheres nos sitios que eu fui iam muito a bola com a carne fumanda. Via loiras suecas de 1.8 m a acabar a noite com anões do cambodja varias vezes quando tava na Tailandia, porque os cambodjanos sao pobres e vao trabalhar no turismo da Tailandia.

Eu inclusive perdi uma gaja suiça para um tailandes que parecia aquelas caricaturas de gajos feios do sudeste asiatico, agora pensa. E eu nessa altura era bem agressivo e prespicaz e tinha experiencia.

Mesmo em sitios como o sri lanka, os instrutores de surf lá sacam uma loira diferente todos os dias. Se visses metade do que eu vi quando viajei por esse mundo fora ficavas avariado.

Mesmo quando estive na Australia via-se indianos que pareciam acabados de sair la do meio da India, a jantar ás luz das velas com as australianas super loiras gatinhas. Quando te digo que vi tudo, é porque vi mesmo tudo. A mulher sem controlo é horrorosa, por isso é que os antigos nunca lhes deram muito espaço..... eles sabiam, devem tar a rir-se de nós neste momento.

Afonso de Portugal disse...

«Agora vir á Tuga buscar homens sempre me fez confusao, os tugas nunca foram como os italianos e espanhois que eram agressivos na caça, fruto da nossa educação.»

Eu aqui não concordo totalmente… acho que tens razão em relação aos portugueses nascidos a partir dos anos 80. Mas os portugueses nascidos em meados do século XX eram superagressivos. Conheço tipos da geração do meu pai que nem parecem humanos, são capazes de ir com tudo e mais alguma coisa, aproveitam todas as oportunidades de comer… alguns traem sistematicamente as suas esposas e tudo!


«Via loiras suecas de 1.8 m a acabar a noite com anões do cambodja varias vezes quando tava na Tailandia, porque os cambodjanos sao pobres e vao trabalhar no turismo da Tailandia.»

Na tua opinão, porque é que elas escolhiam esses homens? Alguma coisa eles deviam ter que os ocidentais não tinham!


«Se visses metade do que eu vi quando viajei por esse mundo fora ficavas avariado.»

LOL, é capaz, mas eu já perdi as ilusões quanto à natureza das mulheres há muito tempo. A pior parte de crescer no Ocidente é a quantidade de mentiras que nos contam acerca delas, sobretudo quando somos miúdos. Felizmente, eu já saí da “matrix” há muitos anos.


«via-se indianos que pareciam acabados de sair la do meio da India, a jantar ás luz das velas com as australianas super loiras gatinhas.»

Lá está, alguma coisa eles tinham que os australianos não tinham…


«eles sabiam, devem tar a rir-se de nós neste momento.»

Sim, eles sabiam, mas não acredito que se riam muito. Tudo o que eles conquistaram, nós estamos a desbaratar. A entregar de mão beijada, em muitos casos. Julgo que se o D. Afonso Henriques e os seus pares nos vissem agora, expulsavam-nos daqui para foram como expulsaram os mouros! A maioria de nós, portugueses actuais, não é digna dos sacrifícios dos nossos antepassados.

Durius disse...

"Eu aqui não concordo totalmente… acho que tens razão em relação aos portugueses nascidos a partir dos anos 80. Mas os portugueses nascidos em meados do século XX eram superagressivos. Conheço tipos da geração do meu pai que nem parecem humanos, são capazes de ir com tudo e mais alguma coisa, aproveitam todas as oportunidades de comer… alguns traem sistematicamente as suas esposas e tudo!"

Confirmo e concordo. No meu part time tenho desses, gajos que traem a mulher como se nao houvesse amanha. E em alguns casos as mulheres sabem e deixam, algumas ate gostam.


"Na tua opinão, porque é que elas escolhiam esses homens? Alguma coisa eles deviam ter que os ocidentais não tinham!"

Não tinham nada. Eles proprios sabem que eram inferiores. Não se trata do que eles têm ou nao, trata-se delas, foi isso que os antigos perceberam, e perceberam que tinham que ter redea curta. A mulher é emociona, funciona como uma criança grande, tem pouco autocontrolo e é isto.

Já discutimos isto muitas vezes principalmente por causa dos "jovens". Ainda no outro dia estava a discutir com um amigo meu que viu um video do Afonso Goncalves a entrevistar uma gaja que namorava com um indiano. E ele nao sabia como era possivel, disse que entendia os "jovens" porque tinham a dita grande mas estes nao. Mas eu disse-lhe que isso nao interessava para nada. Aliás, outro amigo disse que era a cor da pele que fazia constraste, o que tambem nao é. A mulher vai por mil e um motivos. No caso dos homens é facil perceber, nos queremos as mais bonitas e boas, mas elas funcionam ligeiramente diferete.

Posso enumerar alguns mas de modo geral:
1 - Porque querem se evidenciar
2 - Porque gostam de um certo atributo tipo altura e o gajo é dos poucos altos
3 - Porque gostam da cultura deles (ghetto rap até as riquinhas de cascais ouvem)
4 - Porque é percebido como cool e como o que se deve fazer (propaganda)
5 - Porque o ultimo namorado era loiro e elas querem o mais diferente dele, da mesma maneira que algumas pintam o cabelo de loiro quando acabam com o ultimo namorado.
6 - Porque detestam os da propria raça
7 - Dinheiro/Poder/Drogas(dealer)
.....

Podia dar-te mil e uma razoes, mas a sociedade é que esta a permitir isto numa escala industrial. Alias, quando os umiadas conquistaram o reino visigodo, o lider tariq casou com a esposa do rei visigodo Rodrigo que se meteu a milhas.

Um sitio que eu sempre soube que ia fazer muita confusao a muita gente era a India, eu tive por lá e todas, repito todas, as viajantes que vi nos hosteis de Inglaterra, USA, etc... tinham ou tiveram um namorado indiano ou uma curte quando la tiveram. Bem sei que temos mais turistas, mas se o racio fosse igual em Portugal signficava que os portugueses andavam a partir como se nao houvesse amanha.


"A pior parte de crescer no Ocidente é a quantidade de mentiras que nos contam acerca delas, sobretudo quando somos miúdos."

Tenho um colega de trabalho nos seus 50s e acho que a mulher dele mete os cornos, nota-se na maneira como fala dela e outras coisas. Conheces algum caso em abstracto que me possas expor, gostava de saber detalhes para evitar e dar conselhos a esse pessoal.


"
Lá está, alguma coisa eles tinham que os australianos não tinham…"

Sao cena aleatorias, reconheço, mas é como é. Nao tinham nada a mais que os australianos, eram gajos normais, so perguntando a elas um gajo podia saber.


"Julgo que se o D. Afonso Henriques e os seus pares nos vissem agora, expulsavam-nos daqui para foram como expulsaram os mouros!"

Eu por acaso acho que nao, a casa real espanhola e inglesa e as outras da Europa fazem igual e sao sangue do mesmo sangue. Ele iria seguir com o status quo.

Maghaza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Afonso de Portugal disse...

De facto, o maior defeitos destes "votómetros" do Observador da direitinha é a exlusão a priori dos partidos sem assento parlamentar. Deve haver ferramentas similares que incluam os partidos pequenos, não sei...