segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Sobre a demissão do Mithá Ribeiro...


 ...ficou mais uma vez  mais uma vez demonstrado que não se pode confiar em "jovens", mesmo que eles sejam apenas meio-"jovens":
 


Isto não é coisa que alguma vez se dissesse publicamente, mesmo que fosse verdade. O Ventura devia ter demitido o Mithá logo nesta ocasião, não se lava roupa suja em praça pública, muito menos se insulta um aliado político, ainda por cima o líder do nosso partido! Há "intelectuais" que têm um ego demasiado grande para conseguirem perceber o conceito de lealdade e até de razoabilidade. Para quem eventualmente não perceba o que eu quero dizer, o afro-Público revelou-nos os verdadeiros motivos que levaram o Mithá a dizer isto:

 

«Quando vim para o Chega, achei que era preciso alguma abertura. Mandei-lhe [a Ventura] dois discursos e ele nada! Depois, disse-me: ‘Não leio discursos, falo intuitivamente. Não consigo, não leio, não vale a pena.’ Ele acaba por ficar limitado pela intuição. A intuição dá aquilo, mas é preciso abrir a mentalidade do partido se quisermos que o Chega tenha outra dimensão”, disse Mithá Ribeiro, numa entrevista concedida em Outubro de 2021, durante a Convenção de Autarcas do Chega.»

 

Portanto, o que este caramelo do Mithá queria era que o Ventura discursasse acerca do que ele, Mithá, entendia que se deveria discursar. E como o Ventura o despachou de uma forma simpática e inteligente (eu tê-lo-ia simplesmente mandado passear), o Mithá ficou amuado, e acusou o Ventura de se limitar à "intuição"! Reparem que ele nem sequer clarificou de que forma e em que medida é que o discurso do Ventura estaria limitado, que era o mínimo que se exigiria em nome da honestidade intelectual.

Isto não é um aliado, isto é um narcisista armado em intelectual. Não foi o Mithá que elevou o Chega onde está, foi mesmo o André Ventura, pelo que não compete ao Mithá dizer ao Ventura como é que o segundo se deve expressar.

10 comentários:

Durius disse...

Finalmeste este "jovem" vai de vela.

Prefiro o partido livre de jovens que outra coisa, e agora felizmente vamos ter uma machadada final no Carlitos cujo idolo dele era o "jovem" Mithá.

Aliás, já tinha havido o "jovem" brasileiro que tambem teve aquele audio contra o Ventura. Isto tambem mostra o porque de nenhum pais da jovenlandia chegar a algo de mais, estas coisas sao muito comuns, nao ha respeito pela autoridade nem pela organização, e organização é tudo.

Na minha antiga empresa os gajos adoravam um "meio-jovem" zuca que tinha muito paleio técnico e não só, mass depois na prática era super desorganizado e pouco eficiente. E foi a organização e o respeito pela hierarquia e instituições que meteu os Europeus como mestres do mundo, é por isso que por mais que veja "jovens" a destacar-se eu sei que a natureza deles não é a mesma da nossa e nunca na vida nos vão ganhar.

Neste momento o ocidente so está mesmo a perder por causa dos traidores e (((deles))), mas fora isso nós somos melhores.

De resto o Mithá tinha um texto bastante manhoso onde claramente intuitavamente não se via como portugues, vou ver se encontro e posto.

De resto Ventura muito bem, para alem de que este Mithá não sabe falar e tem um discurso fraco mesmo que tenha levado tempo a preparar, é so ver os poucos que ele tem no youtube.

Afonso de Portugal disse...

«Prefiro o partido livre de jovens que outra coisa, e agora felizmente vamos ter uma machadada final no Carlitos cujo idolo dele era o "jovem" Mithá.»

Passei pelo canal dele só por curiosidade mórbida e o gajo já fez TRÊS vídeos sobre o assunto! Deve estar pior que estragado! 😂

O Mithá tinha o mérito de conferir alguma dimensão intelectual ao partido mas, a meu ver, não era uma dimensão por aí além. Aliás, um doutorado em estudos africanos - o mesmo que a Jocine - não pode acrescentar grande coisa a um partido político da área nacionalista, a não ser, talvez, denunciar a porcaria neomarxista e revisionista histórica que se anda a ensinar nas universidades.


«Aliás, já tinha havido o "jovem" brasileiro que tambem teve aquele audio contra o Ventura.»

Exacto! Desconfio que esse, mais dia, menos dia, também se irá virar contra o Ventura. É mais forte do que eles, está-lhes no sangue, é como a fábula da rã e do escorpião!


«Na minha antiga empresa os gajos adoravam um "meio-jovem" zuca que tinha muito paleio técnico e não só, mass depois na prática era super desorganizado e pouco eficiente.»

Conheço bem esse tipo de artista. Também havia um no meu emprego, e acabou por ser corrido, não sem antes pôr em risco vários projectos importantes. Eu tive a sorte de nunca ter tido de lidar directamente com ele, mas os que o conheceram ainda hoje dizem cobras e lagartos do gajo!


«E foi a organização e o respeito pela hierarquia e instituições que meteu os Europeus como mestres do mundo»

Plenamente de acordo. Aliás, quanto mais organizados os povos, maior o seu sucesso.


«é por isso que por mais que veja "jovens" a destacar-se eu sei que a natureza deles não é a mesma da nossa e nunca na vida nos vão ganhar.»

Aqui já não tenho tanta certeza, por dois motivos: 1. enquanto os senhores do mundo os protegerem, eles continuarão a prosperar; 2. A vitalidade demográfica deles pode dar-lhes a vitória sem eles terem de fazer muito mais do que simplesmente existir (e pinar).


«Neste momento o ocidente só está mesmo a perder por causa dos traidores e (((deles)))»

A questão é saber até que ponto é que esta situação é reversível. Eu, muito sinceramente, acho que ainda estamos muito longe de remover as elites do poder. Não é nada fácil remover do poder aqueles que detêm o dinheiro todo, ou quase todo.


«De resto Ventura muito bem, para alem de que este Mithá não sabe falar e tem um discurso fraco mesmo que tenha levado tempo a preparar»

É o problema de muitos professores universitários, confundem conhecimento numa determinada área científica(?) com competência política. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. O Guterres também saiu do técnico com uma média de 19 valores em Eng.ª Electrotécnica, e nem por isso deixou de ser um dos piores políticos da Terceira República.

O Dias é outro que comete muito esse erro de confundir saber académico com habilidade política, sendo por isso que eu acho que ele seria uma desgraça num partido como o Chega. Fora o facto de ele ser completamente destravado, é claro.

Durius disse...

"Passei pelo canal dele só por curiosidade mórbida e o gajo já fez TRÊS vídeos sobre o assunto! Deve estar pior que estragado! 😂"

Mas se ouvires os videos notas que o gajo se quer salvaguardar tanto do ventura como do mitha, parece que ta com medo de carregar no ventura, pelo menos foi o que me pareceu no que ouvi do primeiro e terceiro videos.

"O Mithá tinha o mérito de conferir alguma dimensão intelectual ao partido"

Para mim sempre foi um espinho no chega. Quando encontrar aquele artigo depois envio.

"Exacto! Desconfio que esse, mais dia, menos dia, também se irá virar contra o Ventura."

Eu acho que o gajo so ta lá porque deve tar a fazer uma ponte com qualquer coisa do Brasil, depois daquele audio eu se fosse o lider o gajo nunca mais punha os pes no partido.

" Eu tive a sorte de nunca ter tido de lidar directamente com ele, mas os que o conheceram ainda hoje dizem cobras e lagartos do gajo!"

Mas este é diferente, o pessoal ate gosta dele, e o gajo sabe ou mostra saber muito tecnicamente, mas na pratica toma mas decisoes e o projeto ja parou e andou para tras por causa da desorganizacao dele.

"Aqui já não tenho tanta certeza, por dois motivos: 1. enquanto os senhores do mundo os protegerem, eles continuarão a prosperar; 2. A vitalidade demográfica deles pode dar-lhes a vitória sem eles terem de fazer muito mais do que simplesmente existir (e pinar)."

Toquei no ponto 1 na frase seguinte onde falo de traidores e (((deles))), é dificil saber se existe alguem com poder para lhes fazer frente. Quanto ao ponto 2 depende daquilo que os ocidentais estejam dispostos a fazer, porque o problema é claramente sério e a cada dia que passa a solução é mais dura que a solução do dia anterior, e nao sei se quem quer fazer a reconquista europeia estará disposto a fazer o que for necessario, é dificil dizer, até porque uma remigração total teria um apoio pequeno dentro de qualquer pais.

"A questão é saber até que ponto é que esta situação é reversível. Eu, muito sinceramente, acho que ainda estamos muito longe de remover as elites do poder. Não é nada fácil remover do poder aqueles que detêm o dinheiro todo, ou quase todo."

Sim, e fica mais dificil a cada dia que passa com AI e robotica.

"O Dias é outro que comete muito esse erro de confundir saber académico com habilidade política, sendo por isso que eu acho que ele seria uma desgraça num partido como o Chega."

No fundo o Dias até me parece boa pessoa mas claramente é um frustrado da vida, nao tem a mulher que quer, nao tem o cargo que quer, nao me parece que goste de viver no meio do deserto de Darwin, enfim...

Afonso de Portugal disse...


«Mas se ouvires os videos notas que o gajo se quer salvaguardar tanto do ventura como do mitha»

Epá, os vídeos são muito longos e eu, muito sinceramente, já não tenho paciência para o ouvir. Quando dizes “salvaguardar” queres dizer que ele evita bater em ambos?


«Para mim sempre foi um espinho no chega.»

Talvez, mas a verdade é que ele foi dos primeiros a ser eleito deputado pelo partido. Não é coisa pouca…


«depois daquele audio eu se fosse o lider o gajo nunca mais punha os pes no partido.»

Exacto, o fulano deve estar ali por causa dos zucas evangélicos.


«o pessoal ate gosta dele, e o gajo sabe ou mostra saber muito tecnicamente, mas na pratica toma mas decisoes e o projeto ja parou e andou para tras por causa da desorganizacao dele.»

Bem, se gostam dele, só têm o que merecem! 😝

«é dificil saber se existe alguem com poder para lhes fazer frente»

Isso só vai acontecer quando os ocidentais fizerem o mesmo que eles. Quando formarmos uma comunidade coesa como a deles, capaz de influenciar a sociedade, a política e a alta finança de uma forma decisiva.


«até porque uma remigração total teria um apoio pequeno dentro de qualquer pais.»

Sim, não se pode começar por aí. Mas podemos começar por deportar os ilegais e os criminosos, divulgando as estatísticas correspondentes. Isso iria acordar muita gente.


«No fundo o Dias até me parece boa pessoa mas claramente é um frustrado da vida»

Eu não teria problemas com isso se ele não fosse também um elitista arrogante. O que me tira do sério é ele achar-se o máximo quando é claramente um ressabiado. E, sobretudo, ele exigir que lhe dêem ouvidos sem ter o mérito político necessário para isso.

Durius disse...

Vou fazer um ensaio daquilo do bumble uma ultima vez com um indiano ou paquistanes e com um jovem.

Fiquei curioso com o match do jovem e ando a reparar que os indianos se andam a safar bem com as tugas, nao sei se tens esta percepcao.

Afonso de Portugal disse...

Não, por acaso não tenho... mas, se calhar, é por eu não andar com a malta nova.

Durius disse...

Já agora, é recorrente eu ouvir ou ver discussoes de estrangeiros a dizer que a nossa comida é fraca, simples e bland. Mas eu já viajei meio mundo e só gosto da nossa culinária. O que pensas disto.

Não deixa de ser engraçado que em 500 anos de descobrimentos, nos praticamente nao temos nada dos outros na nossa comida mas eles tem alguma coisa de nós na deles, não eachas engraçado? So chamussas, e piri piri e pouco mais.

Afonso de Portugal disse...

«é recorrente eu ouvir ou ver discussoes de estrangeiros a dizer que a nossa comida é fraca, simples e bland.»

Mas eles dizem isso em comparação ao quê? Àquelas tretas "gourmet" que os Gordons Ramsey desta vida servem?...


«Mas eu já viajei meio mundo e só gosto da nossa culinária. O que pensas disto.»

Penso o mesmo. O único sítio onde achei a comida ligeiramente superior a Portugal foi a Grécia, mas não pela comida em si, mas sim pelo modo como a servem: a carne é quase sempre toda grelhada e acompanhada por saladas generosas.

No resto da Europa, achei quase sempre a comida uma valente merda, sobretudo em relação ao preço altíssimo que se paga. Montes de molhos e de especiarias, carne com sabor a pescada congelada e, o pior de tudo, a maior parte dos estrangeiros não parece saber o que são vegetais.


«nos praticamente nao temos nada dos outros na nossa comida mas eles tem alguma coisa de nós na deles, não eachas engraçado?»

Sem dúvida. Aliás, um dos argumentos a favor da imigração que mais ouvi em Inglaterra foi a treta de que o império colonial deles revolucionou a cozinha da Grã-Bretanha. Alguns ingleses chegaram a dizer-me que dantes só praticamente se comia feijão, como isso fosse sequer concebível. Mas depois perguntei-lhe: afinal, o que é que vocês têm que não tinham antes? A merda do caril? Eu passo bem sem ele! 😂

Durius disse...

"Mas eles dizem isso em comparação ao quê? Àquelas tretas "gourmet" que os Gordons Ramsey desta vida servem?..."

Sim, e que é simples e bland, que nao tem muitos molhos... curiosamente é isso que gosto.

"Penso o mesmo. O único sítio onde achei a comida ligeiramente superior a Portugal foi a Grécia, mas não pela comida em si, mas sim pelo modo como a servem: a carne é quase sempre toda grelhada e acompanhada por saladas generosas."

É mais facil de gostar, eu demorei a gostar da minha comida favorita, rojoes á moda do minho, principalmente por causa da tripa, mas quando finalmente gostei, adorei.

" Montes de molhos e de especiarias,"

Aparentemente é isso que eles todos gostam. Tive um chef dinamarques que era um amigo meu que me disse que a comida portuguesa era fraca porque era simples.... se ele alguma vez comesse algo bem preparado ficava calado.


"Mas depois perguntei-lhe: afinal, o que é que vocês têm que não tinham antes? A merda do caril? Eu passo bem sem ele! 😂"

Eu ja fui á india, e perdi peso pa carago, nao consigo gostar de comida indiano visto que o foco é os molhos/caril/especiarias, que tiram o sabor da proteina. A comida indiana na Europa é menos picante ainda é comestivel, la na India é um martirio.

Afonso de Portugal disse...

«Aparentemente é isso que eles todos gostam. Tive um chef dinamarquês que era um amigo meu que me disse que a comida portuguesa era fraca porque era simples.... se ele alguma vez comesse algo bem preparado ficava calado.»

Eu até prefiro que eles pensem assim... desta forma, não vêm para aqui fazer "turismo alimentar" e encarecer ainda mais os preços da restauração.

O gosto pela comida, para o melhor e para o pior, tem muito a ver com as experiências que temos quando somos mais novos. Eu, por exemplo, gosto muito de carne estufada, porque a minha mãe só fazia isso ao fim-de-semana e nem sempre. Claro que a maioria da carne estufada que se serve nos restaurantes é um nojo, apesar de haver algumas excepções honrosas.


«perdi peso pa carago, nao consigo gostar de comida indiano visto que o foco é os molhos/caril/especiarias, que tiram o sabor da proteina»

Eu nunca fui à Índia, mas já tive vizinhos iranianos e indianos… o cheiro a caril às vezes era tão intenso que se sentia por todo o prédio. Não entendo como é que as pessoas gostam dessas coisas, eu nem mesmo a paelha espanhola aprecio grandemente. Mesmo nos bifes, eu é quase sempre só sal. Quando muito, um bocadinho de sumo de limão, mas mesmo muito pouco. Não aprecio nada os orégãos e as outras tretas que algumas pessoas põem na carne. 🤢