Independentemente do que se pense acerca do Professor Peterson - e eu próprio tenho muitas reservas em relação ao que ele diz em relação às mulheres, à entrada dos jovens na vida política e, é claro, aos (((eleitos)) - o homem tem sido uma das vozes mais lúcidas da Direita anglófona no que respeita à crítica da Esquerda, em particular no que respeita à denúncia da forma com a Esquerda constrói os seus sistemas de repressão e implementa o totalitarismo.
Publico esta palestra aqui no TU(f), a primeira de uma série intitulada "Nós, que contendemos com Deus", por três motivos: (1) para dar conta que o Prof. Peterson está de regresso ao fim de um período de ausência prologada devido a doença; (2) para irritar as pessoas certas, i.e., os fariseus do nazionalismo (notar bem o 'z') que dizem que só devemos ouvir quem diz exactamente o que eles querem ouvir; isso não é nacionalismo, é apenas autismo; o nacionalismo requer convicção e a convicção, para ser verdadeira e não apenas cegueira, requer o confronto com as visões políticas e filosóficas alternativas; e (3) porque a forma como o Prof. Peterson encara a religião nos obriga a olhar para a Bíblia - e para os textos sagrados em geral -, de uma forma diferente daquela a que os padrecos e os bispecos nos habituaram, não como a palavra de um Deus literal, mas como a cristalização da sabedoria milenar da espécie humana. Concorde-se ou não com a abordagem do Prof. Peterson, a abordagem tem pelo menos o mérito de nos obrigar a pensar um bocadinho, coisa cada vez mais rara entre os internautas dos tempos quem correm.
Para quem eventualmente quiser saber, a música de abertura desta palestra é o terceiro movimento (Presto agitato) da Sonata ao Luar (ou Sonata à Luz da Lua), também conhecida por Sonata para Piano N.º14 em dó# menor, do Beethoven.
4 comentários:
Mais conversa para adormecer o camones!
LOL, não concordo mesmo nada, mas tens direito à tua opinião!
A ver vamos!
Ah ah ah, quem te ler, até dirá que tens uma arma apontada à cabeça! Não és obrigado a ver o vídeo, caríssimo! 😅
Enviar um comentário