quinta-feira, 23 de maio de 2024

Depois da Universidade de Coimbra ter abandalhado, eis chegada a vez da Universidade de Aveiro: título Honoris Causa para o cantadeiro comuna Sérgio Godinho


Ao ler esta notícia, fiquei sem saber se havia de rir, ou chorar... o estado a que chegaram as nossas univerisidades! 🤦‍♂️

«A Universidade de Aveiro (UA) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa ao músico Sérgio Godinho, numa cerimónia que está marcada para 7 de Junho, informou nesta terça-feira [21-Maio-2024] a academia.

Em comunicado, a UA destaca que Sérgio Godinho foi “o músico português que mais influenciou diferentes gerações de outros criadores de canções nos últimos 50 anos da vida musical em Portugal”, adiantando que “a palavra é, talvez, a força maior” da sua obra, seja na sua versão escrita, dita ou cantada.

A sua versatilidade fica demonstrada nas múltiplas parcerias que estabelece com cantores nacionais e estrangeiros, colaborando e co-autorando trabalhos com músicos maiores do Brasil e dos países africanos de língua oficial portuguesa, com os quais partilhou tantos palcos e tantas coincidências, devolvendo à História modos diferentes de cantar a língua, numa convivência consentida”, pode ler-se no despacho assinado pelo reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira.»

 

"O músico português que mais influenciou diferentes gerações de outros criadores de canções nos últimos 50 anos da vida musical em Portugal”? Isso foi determinado como, exactamente? Aposto que foi um processo extremamente científico, hem! 

Sem comentários: