sábado, 15 de junho de 2024

O Prof. João Pedro Marques esfarrapou a comuna antiportuguesa Carmo Afonso


Recomendo a leitura completa do artigo:
«Carmo Afonso considera que a História que nos foi e continua a ser ensinada é uma “visão benigna” de um passado que (...) “tem mais de subjugação, escravidão e sangue do que de cultura e ternura”. Pretende, por isso, que se acrescentem “outros factos à narrativa idílica dos Descobrimentos”. Deseja, por exemplo, que se fale “da chegada dos barcos portugueses carregados de escravos aos portos da Europa”, nomeadamente aos portos holandeses. Quer que se refira o cheiro que, com vento de feição, precedia esses navios e que, segundo Carmo Afonso, resultaria “da exploração terminal dos corpos, do suor e da morte.” Acha que tudo isso são aspectos do “colonialismo” que erradamente o Portugal democrático nunca criticou como deveria. Em consequência dessa omissão o país tem agora, segundo Carmo Afonso, “um trabalho ciclópico pela frente” que obriga a “aprofundar a disciplina de História e acrescentar-lhe factos.”
Sucede, porém, que os factos que a cronista Carmo Afonso quer acrescentar estão errados ou muito torcidos. O “colonialismo” foi um sistema de exploração económica e de dominação política que, em África, foi posto em marcha na parte final do século XIX e na primeira metade do século XX, numa altura em que o tráfico transatlântico de escravos já tinha terminado. Não são coisas contemporâneas nem interligadas. Por outro lado, o tráfico negreiro, levado a cabo em navios portugueses e de outras nações ocidentais, não visava trazer escravos para os portos da Europa — isso foi muitíssimo marginal na história do tráfico, constituindo cerca de 0,1% do seu total —, mas sim para as Américas.
(...) Esta pequena amostra de erros encavalitados uns nos outros alerta-nos para um problema central do wokismo no que se refere ao ensino da História: os woke querem substituir uma narrativa histórica que consideram incompleta e parcial, por outra que é francamente ignorante. Mais. Nunca nos dizem de que conteúdos e informações do actual programa de História iriam prescindir para incluírem os tais “outros factos” que Carmo Afonso reivindica — e era imprescindível que o dissessem.»

8 comentários:

Ricardo A disse...

E atenção a este que vou deixar aqui (tomem nota que o texto é da Lusa veiculado pelo Observador que obviamente faz aqui de caixa de ressonância de outros média no caso a Agência Lusa)

https://observador.pt/2024/06/16/grupos-de-ong-querem-transformar-incitamento-ao-odio-em-crime-publico/

Ricardo A disse...

Entretanto(sei que há muitas criticas que dizem ser o Observador de direitinha etc,e em alguns casos é verdade)continuo a dizer o seguinte, comparado com o resto dos média o Observador é uma pedrada no charco mediático esquerdista(não apenas pelos artigos de opiniāo mas também por alguns programas no rádio).
Mais este:
O que faz correr Costa?
António Costa, o mau governante que não aproveitou as oportunidades para levar por diante as reformas, revelou-se um político exímio a fazer uso de uma série inacreditável de coincidências.

16 jun. 2024, 00:17 https://observador.pt/opiniao/o-que-faz-correr-costa/

Afonso de Portugal disse...

«https://observador.pt/2024/06/16/grupos-de-ong-querem-transformar-incitamento-ao-odio-em-crime-publico/»

Muito obrigado pelos links!

Infelizmente, já se adivinhava, era o passo lógico seguinte depois de eles terem criminalizado a divulgação. Eles querem calar-nos completamente, como na URSS. Por isso é que eu não entendi porque é que o Chega se absteve quando o Art. 240º foi alterado. Foi uma cedência a esta gentalha, devia ter votado contra.


«https://observador.pt/opiniao/o-que-faz-correr-costa/»

O artigo é bom, mas eu não acredito em coincidências. Parece-me que o AAA está a subestimar a manha da criatura, o que é um erro muito típico da direitinha, infelizmente. Quando alguém se aproveita de uma circunstância, poderá ser sorte. Quando alguém tira proveito de várias circunstâncias, já não é só sorte, é mesmo "habilidade".

Durius disse...

"O artigo é bom, mas eu não acredito em coincidências. Parece-me que o AAA está a subestimar a manha da criatura, o que é um erro muito típico da direitinha, infelizmente. Quando alguém se aproveita de uma circunstância, poderá ser sorte. Quando alguém tira proveito de várias circunstâncias, já não é só sorte, é mesmo "habilidade"."

Pior é quem ta por detras de tudo o que vai acontecendo com ele, parece-me uma arma na mao dos globalistas. De resto nao e portugues etnico, nunca confiei nele.

Afonso de Portugal disse...

Exacto. Como tu bem observaste há uns dias, o simples facto de ele ter aparecido na RTP tão precocemente numa época em que os alógenos ainda não eram promovidos é extremamente suspeito. O facto de ele ter sido Presidente da CML, tal como o Jorge Sampaio, o Santana Lopes e o Fernando Medina, indicia uma "linha de montagem" em que certos políticos são treinados com o objectivo de um dia ocuparem cargos importantes.

Durius disse...

"Exacto. Como tu bem observaste há uns dias, o simples facto de ele ter aparecido na RTP tão precocemente numa época em que os alógenos ainda não eram promovidos é extremamente suspeito. O facto de ele ter sido Presidente da CML, tal como o Jorge Sampaio, o Santana Lopes e o Fernando Medina, indicia uma "linha de montagem" em que certos políticos são treinados com o objectivo de um dia ocuparem cargos importantes."

Pior que isso é que é mesmo ali á beira da sinagoga. E curiosamente tens gajos tipo Pamir tado que foram dirigentes da Mosesad (escrevi o nome dele e da organizacao errado de proposito mas da para perceber o que é com uma pesquisa no google), que ficou portugues recentemente e investiu num negocio de cannabis em vila rei (provavelmente com mao de obra de um certo sitio).

Parece que o PS ta completamente nas maos dos globalistas na minha visao. Alias, vi recentemente uma entrevista do Henrique Neto, que ja passou de comunista ate PS até o que for que ele é agora onde fala muito mal do PS e especialemnte do Costa.


Mas pior que isto tudo é mesmo o Costa ter aparecido tão precocemente na televisão e se ter filiado no PS em 1975 com 14 anos. Nao parecem coincidencias. Parece que tao a ser treinados e que tudo ja está pre definido.

Afonso de Portugal disse...

«Parece que o PS ta completamente nas maos dos globalistas na minha visao.»

Concordo. E, infelizmente, não me parece que o PSD seja diferente. Até já IL, que estava inicialmente contra o Costa no Conselho Europeu, veio dizer que afinal vai votar a favor. Ou seja, já alguém "fez ver" ao Cotrim & Ca. quem é que manda nisto tudo.


«Nao parecem coincidencias. Parece que tao a ser treinados e que tudo ja está pre definido.»

Sou dessa opinião há já muitos anos... e os acontecimentos recentes apenas reforçaram as minhas convicções. Um outro exemplo é o Costa não ter abandonado o Medina quando ele perdeu a CML. EM condições normais, o Medina estaria acabado. Mas o "habilidoso" fez dele Ministro das Finanças e a coisa dificilmente vai ficar por aí...

Durius disse...

" Mas o "habilidoso" fez dele Ministro das Finanças e a coisa dificilmente vai ficar por aí..."

O habilidoso ou quem ta por detras dele.

De qualquer das maneiras nao lhe chamo habilidoso, chamo-lhe sem vergonha e fraco que é o que ele é.