domingo, 9 de março de 2025

Instrução e educação são duas coisas completamente diferentes...


      Já o Mark Twain terá dito: "Eu nunca deixei que a minha instrução interferisse na minha educação". Quando eu andei na faculdade, uma das coisas que mais me impressionou foi constatar o nível de educação baixíssimo dos alunos. Desde indivíduos asquerosos que deitavam beatas de cigarro para os urinóis das casas-de-banho, levando inevitavelmente ao seu entupimento, até às criaturas narcisistas que, praticamente todos os dias, tentavam passar à frente dos outros na fila da cantina, havia toda uma panóplia de ralé mal-educada e prepotente, alheia à mais elementar noção de civismo e respeito pelos outros… mas que, um belo dia, acabaria por se tornar licenciada.

Esta contradição de ver indivíduos em vias de obter um diploma universitário a agir como autênticos animais chocou-me na altura e, mais tarde, chocou-me ainda mais perceber que os estudantes universitários eram apenas a ponta do icebergue. Os professores universitários, na sua esmagadora maioria, eram tão broncos e malcriados como os alunos, mas tinham ainda mais manias e arrebatamentos de superioridade, sobretudo aqueles que eram absolutamente incompetentes. E o mesmo é verdade para uma grande parte da "nata" da nossa sociedade, dos empresários aos políticos.

Infelizmente, ainda hoje persiste o mito de que as pessoas com mais formação académica também são, automaticamente, as pessoas mais bem-formadas no geral. E é por isso que só há uma forma de tratar quem pensa assim, que é obrigar essa gentinha a lidar com as consequências da sua estupidez e incivilidade. Aqui fica um exemplo:
 

8 comentários:

Maghaza disse...

Ah ah ah ah!... O espelho sabia a marisco, por isso não o largavam! 😆
(sou muita porco) 😆

Afonso de Portugal disse...

LOL! Deixa estar que há gente mesmo porca! Outro exemplo: na queima das fitas, havia gente que se fechava naquelas casas-de-banho portáteis só para mandar uma queca! Imagina mandar uma queca num cubículo onde já milhares de pessoas fizeram as suas necessidades e outras tantas vomitaram! 🤢

Maghaza disse...

Pois imagino... Enfim são os "hormónios" a funcionar. 😆

Afonso de Portugal disse...

Exacto... é sempre "giro" constatar que os representantes das classes supostamente mais instruídas são, muitas vezes, aqueles que mais se comportam como animais! 😝

Mudando de assunto, tens seguido o Ergue-te? É que descobri hoje que o Rui Castro tem um novo canal no YouTube, mas ainda aparece a sigla "PNR"? Então, o líder do partido abre um canal novo com a sigla antiga???🤷‍♂️

https://www.youtube.com/@PontedeLima-k1p

Maghaza disse...

Ora viva!
Obrigado pela info, estás a dar-me uma novidade, desconhecia este canal. Parece-me ser do tipo um canal local orientado para Ponte de Lima. Talvez no futuro ele se queira candidatar ás autárquicas.
Quanto à sigla PNR... Bem, eu pessoalmente prefiro PNR invés de ERGUE-TE, pois acho que a sigla ERGUE-TE foi muito mal escolhida, além de ser "difícil" de prenunciar não se identifica com nada (ou seja, não é intuitiva).
S/N.

Afonso de Portugal disse...

Mas o problema é que nos boltins de voto só vai aparecer "Ergue-te", não vai aparecer PNR! O Dr. Castro sabe disso perfeitamente... por isso é que eu não entendo a opção dele!

Maghaza disse...

Pois, vai-se lá saber porquê...

Afonso de Portugal disse...

Ele tem facetas muito estranhas... e também tem que aprender a falar mais rápido. Ele fala muito devagar, parece um daqueles padres a dar o sermão na missa no século passado!