sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Automobilista aborda um eleitor do PS


14 comentários:

Durius disse...

Qual a tua opiniao e experiencie em relacoes em que a mulher é mais velha?

A minha é que nao resultam, o meu pai é mais velho bastante anos que a minha mae e isso é que dá á relacao aquela força na minha opiniao.

Afonso de Portugal disse...

Não te posso ajudar grande coisa, porque nunca tive uma namorada mais velha!😅

Mas tendo a partilhar da tua opinião. Como aquilo que as mulheres procuram nos homens é essencialmente estatuto, o simples facto de haver uma diferença de idade para o lado delas tenderá a fazer com que achem os homens mais novos demasiado imaturos.

A excepção poderá ser nas relações a curto prazo, os chamados "one nigh stand", em que um gajo mais novo fisicamente atraente poderá ter sucesso. Mas, como disse, serão casos excepcionais.

Osbert of Bawdsey disse...

Vais votar Seguro?... Sim, vou! 😃

Afonso de Portugal disse...

😂🤣 Pelo visto, o fulano não gostou que eu tivesse usado o vídeo desta forma! "Privatizou-o" e tudo! 😂

Osbert of Bawdsey disse...

Esta não num entendi!!!??? 😕 Faz-me um desenho p. f. 🙄

Osbert of Bawdsey disse...

Afonso, tu que entendes de mercados financeiros, o que achas da alta(íssima) do ouro?...
Será que vem aí uma grande derrocada económica conforme este tipo está a dizer (vê o vídeo)?...
https://www.youtube.com/watch?v=brnrlqMAn6o

Afonso de Portugal disse...

O vídeo original foi posto em privado pelo caramelo que o tinha carregado para o YouTube! 😅 Entretanto, eu substitui-o por outro, mas a questão fica: porque é que o o caramelo decidiu esconder o vídeo? 😉

Afonso de Portugal disse...

O que te posso dizer é que há muitos governos a comprar ouro, não apenas a China, também a Índia, Singapura, a Turquia e outros mais insuspeitos como o Cazaquistão e a Polónia.

A maioria dos "entendidos" acha que é por causa das sanções impostas pelo Ocidente à Rússia: os países querem deter activos que não possam ser congelados pelos adversários.

Outra interpretação reza que os mercados financeiros do Ocidente, sobretudo os dos EUA, estão sobrevalorizados, pelo que ter montes de ouro garante uma protecção contra o próximo "crash" da bolsa que, segundo os "entendidos" estará para breve - faço notar que já está "para breve" desde 2013.

O que tenho feito no último ano é ir comprando algum ouro à medida que a cotação vai subindo. Mas é preciso muito cuidado: só no último ano, o ouro subiu quase 70%, pelo que a reversão para a média histórica pode acontecer a qualquer momento. E se é certo que o ouro nunca perderá a totalidade do seu valor, também é verdade que, há alguns anos - alias, algumas décadas - em que o ouro desvaloriza.

Se estás interessado em comprar, começa por comprar aos bocadinhos e vai reforçando à medida que a cotação sobe.

Osbert of Bawdsey disse...

Ah, OK. Não sabia disso! 😃

Osbert of Bawdsey disse...

Infelizmente depois do "bicho" a minha vida profissional/financeira deu uma reviravolta que nunca imaginei que ia acontecer, e então tenho os tostões todos contadinhos, pelo que, não dá para investir. Mas obrigado pelo conselho! 👍
Mas tinha mesmo alguma curiosidade em saber o que tu (especialista) pensavas sobre a corrida ao ouro.

Durius disse...

Tu compras onde o ouro? Algum mercado digital?

Afonso de Portugal disse...

@Osbert of Bawdsey

Não precisas de ter muito dinheiro, podes começar com muito pouco. Lê a minha resposta ao Durius, imediatamente abaixo! 😉


@Durius

Eu compro ETFs sobre ouro e opções call dos mesmos através da plataforma GoBulling, do Banco Carregosa. Tens uma oferta muito grande, tanto de ETFs norte americanos (e.g. GLD, IAU, PHYS), como europeus.

Também podes comprar acções de empresas de mineração de metais preciosos, mas eu aí já não tenho grande experiência. Até porque, pelo que tenho visto, os metais em si sobem mais depressa do que as empresas que os extraem.

Também existem fundos alavancados que sobem muito mais rápido que os metais e do que as empresas (e.g. UGL, NUGT, JNUG), mas eu não os recomendo, porque também caem muito mais rápido quando as coisas invertem e começam a cair.

A verdade é que não precisas de nada disto: se quiseres ter mesmo ouro físico, podes ir a um balcão do Banco Carregosa e comprar barrinhas de ouro físico a partir de apenas 1 grama. Eu não faço isso porque não me sinto seguro a guardá-las em casa, nem estou para alugar um cofre no banco, fico-me apenas pelos ETF e pelas opções.

Osbert of Bawdsey disse...

Obrigado pelas dicas, mas agora para mim não é a altura propicia. Até porque o ouro está em alta e convém esperar que desça, certo?

Afonso de Portugal disse...

É, de facto, aquilo que a prudência recomenda. A questão é que eu não sei se essa descida estará para breve. Eu não era para comprar ouro durante o ano passado, mas depois percebi que não podia perder a oportunidade.

Por isso é que eu recomendo que se comece por comprar apenas um pouco: se cair, o estrago não é demasiado. Se subir, então pode-se comprar mais um bocadinho, porque o lucro da primeira compra compensa eventuais prejuízos da segunda... e assim sucessivamente. No jargão da bolsa, chama-se a isto "piramidar", i.e. construir posições grandes a partir de posições pequenas, à medida que o preço do activo vai subindo.

E não esquecer: a muito longo prazo (décadas), o ouro e os restantes metais preciosos vão subir sempre. Claro que detê-los quando há outros activos a subir mais rápido é irracional. Mas de todas as coisas que se podem comprar, o ouro é das mais seguras, senão a mais segura.